Numa altura em que decorre na Tunisia a primeira janela de apuramento ao AFROBASKETE 2025, Angola inicia a competição sem o selecionador nacional, o Espanhol Pepe Cláros.
A respeito A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) emitiu um comunicado que transcrevemos:
O selecionador da Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Masculina, Pep Cláros, não poderá dirigir a selecção durante a primeira janela de apuramento para o Afrobasket 2025, que irá decorrer na cidade de Hammamet (Tunísia) nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro.
Pep Clarós, enfrenta um momento difícil devido ao estado de saúde do seu pai, pelo que necessita de apoiar a sua família neste momento delicado.
Neste sentido, a FAB anuncia que quem irá assumir as funções de selecionador durante o período de ausência de Pep Clarós, será o treinador Aníbal Moreira, apoiado pelo seu adjunto, Miguel Lutonda.
A decisão visa garantir a continuidade e estabilidade da equipa nacional neste período decisivo.
A FAB expressa compreensão pelos motivos pessoais que levaram à ausência de Pep Cláros e agradece antecipadamente a prontidão e profissionalismo demonstrados pelos treinadores Aníbal Moreira e Miguel Lutonda.
O empenho no desenvolvimento e sucesso do basquetebol nacional será contínuo por parte da FAB, contando sempre com o apoio e compreensão de todos os envolvidos.
Agradecemos a atenção dispensada,
Federação Angolana de Basquetebol
Este o teor do comunicado da FAB para justificar a ausência do selecionador nacional Pepe Cláros.
De recordar que em 2017 a FAB havia contrato o treinador William Voith de nacionalidade Norte Americana, que numa primeira fase justificou razões familiares para estar ausente dos trabalhos da selecção Nacional, depois rescindiu e apresentou queixa a FIBA que obrigou a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) a liquidar,a dívida contraída com o antigo seleccionador nacional.
20 mil USD mês ara o valor reclamado pelo treinador, de acordo com o contrato celebrado entre as partes, a anterior direcção da FAB.
No entanto, a ANGOP apurou de fonte federativa que foi pago ao técnico trezentos e cinquenta mil Dólares no ambito de um acordo entre as partes.
William Voigt possuía um vínculo com a FAB em vigor de 1 de Outubro de 2017 a 1 de Agosto de 2020, após a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, entretanto adiados para 2021 devido à pandemia da Covid-19.
Não estaremos em presença de mais um caso que se arrastará para esse fim?
A TV Belas vais continuar a acompanhar.