ITÁLIA- BÉLGICA O JOGO DA TRADIÇÃO E DO MODERNO, OS ITALIANOS HISTORICOS E OS BELGAS ACTUAIS LÍDERES DO RANKING DA FIFA

78

Em Munique, nesta sexta-feira, 2 de Julho, às 20h00 inicia o encontro Bélgica – Itália nos quartos-de-final do UEFA EURO 2020.
Thorgan Hazard empurrou a Bélgica para os oitavos-de-final graças ao grande golo que eliminou o detentor do título na ronda anterior. No entanto, a vitória sobre Portugal teve um custo, pois Kevin De Bruyne e Eden Hazard foram obrigados a sair devido a lesão, mas a quarta vitória dos Red Devils e o terceiro jogo sem sofrer golos no torneio significam que respiram confiança, independentemente de terem ou não a dupla recuperada a tempo de defrontarem os transalpinos.
A Itália chega igualmente entusiasmada e optimista à partida em Munique, isto depois de ter aumentado a série de invencibilidade, que é recorde nacional, para 31 jogos, embora tenham precisado de suar muito nos oitavos-de-final para bater a Áustria, por 2-1, após prolongamento. Tal como a Bélgica, os “azzurri” ganharam também todos os encontros até agora no EURO 2020 e parecem estar em crescendo.
. A Itália levou a melhor nos últimos confrontos com a Bélgica, cuja única vitória oficial frente aos “azzurri” aconteceu nos quartos-de-final do EURO 1972.
Com as duas as equipas a terem ganho os seus últimos 14 jogos no Campeonato da Europa, o vencedor na Football Arena Munich irá fixar um novo recorde na competição, marca que ambas partilham com a Alemanha.
• A Itália tenha ganhou 14 dos 22 jogos disputados entre as duas equipas, incluindo os da fase de grupos do UEFA EURO 2000 e 2016, enquanto a Bélgica prevaleceu no único encontro dos quartos-de-final do EURO anteriores entre ambos, em 1972, quando acabou por terminar em terceiro lugar.
O registo total da Bélgica em 22 encontros com a Itália é de V4 E4 D14; em jogos oficiais é de V1 E2 D3.
• O encontro mais recente entre as duas equipas aconteceu na fase de grupos do UEFA EURO 2016, quando os golos de Emanuele Giaccherini (32) e Graziano Pellè (90+3) deram à Itália de Antonio Conte uma vitória por 2-0 na primeira jornada, em Lyon, frente a uma selecção da Bélgica treinada por Marc Wilmots. Este resultado ajudou os “azzurri” a terminarem no topo do Grupo E e empatados nos seis pontos com os belgas, que também seguiram em frente. Dez dos convocados da Bélgica para o UEFA EURO 2020 participaram naquele jogo, em oposição a apenas três da Itália.
• Esse foi o terceiro confronto entre as duas nações na fase final do EURO e um empate a zero em Turim, em 1980, permitiu à Bélgica chegar à final à custa do anfitrião. Vinte anos depois, a Itália ajudou a eliminar os co-anfitriões do UEFA EURO 2000 na fase de grupos com uma vitória por 2-0, em Bruxelas, golos de Francesco Totti e Stefano Fiore.
• O último jogo amigável entre as selecções – e o primeiro desde Maio de 2008 – aconteceu em Novembro de 2015, quando a Bélgica recuperou de uma desvantagem para derrotar a Itália, por 3-1, em Bruxelas. Jan Vertonghen, Kevin De Bruyne e Michy Batshuayi marcaram para os anfitriões em resposta ao golo de Antonio Candreva.
• O único triunfo da Bélgica frente à Itália numa partida oficial aconteceu nos quartos-de-final do Campeonato da Europa de 1972. Venceu por 2-1, em Bruxelas, depois de um empate sem golos em Milão e eliminou o detentor do troféu.

Equipas prováveis
Bélgica: Courtois; Alderweireld, Vermaelen, Vertonghen; T. Hazard, Witsel, Tielemans, Meunier; E. Hazard/Mertens, Lukaku, Carrasco/De Bruyne
De fora: Castagne
Em dúvida: E. Hazard, De Bruyne

Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Spinazzola; Barella, Jorginho, Verratti; Chiesa, Immobile, Insigne

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here