CHEFE DE ESTADO DA TURQUIA ERDOGAN ACABA DE CHEGAR A LUANDA

136

À sua chegada ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista turco foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, entre outras individualidades.

De acordo com o programa oficial da visita, a que a TV BELAS teve acesso, o Presidente Erdogan vai manter segunda-feira, em privado, um encontro com o seu homólogo João Lourenço, enquanto as respectivas delegações reúnem para discutir aspectos concretos das relações bilaterais, culminando com a assinatura de acordos de cooperação e declarações dos dois Presidentes à comunicação social.

Também na segunda-feira, o Presidente Erdogan vai à Assembleia Nacional, para tomar parte de uma Reunião Plenária Solene com os deputados, convocada em sua homenagem.

O programa da visita prevê ainda, para o mesmo dia, uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, para  deposição de uma coroa de flores no sarcófago do Primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação.

A participação num fórum empresarial e um jantar de gala no Palácio Presidencial serão as últimas actividades do dia do programa de visita do Presidente da Turquia a Angola, que deixa Luanda ao meio da manhã de terça-feira.

A vinda a Angola do Chefe de Estado da Turquia é retribuição da visita do Presidente João Lourenço a esse país euro-asiático, ocorrida de 27 a 29 de Julho do corrente ano, durante a qual foram rubricados 10 acordos de cooperação bilateral.

Trata-se, entre outros, de acordos nos domínios dos transportes, recursos minerais, do comércio, da economia e da diplomacia, com a eliminação de vistos em passaportes de serviço, diplomáticos e especiais.

As relações diplomáticas entre Angola e Turquia datam de 1980. Ambos os países possuem acordos de cooperação nos domínios da agricultura, educação, cultura, defesa, justiça, do comércio e desporto.

Em 2020, a Turquia investiu em Angola cerca de 22,55 milhões de dólares em vários sectores, estando o país africano interessado na experiência e potencial dos turcos na indústria têxtil, agro-alimentar e automóvel, bem como na produção de electrodomésticos e montagem de tractores e motorizadas.

Em Atualização

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here