ANGOLA INICIA ESTA 3ªFEIRA LUTA POR UM LUGAR NO TORNEIO DE BASQUETEBOL MASCULINO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO.

61

A selecção angolana sénior masculina de basquetebol inicia terça-feira, na cidade de Kaunas, na Lituânia, a “corrida” para qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, diante da sua congénere da Polónia, em jogo pontuável ao grupo B.
Será a terceira tentativa de Angola marcar presença numa olimpíada via pré-olímpico, depois do fracasso nos torneios de 2012, em Caracas (Venezuela), e 2016, em Belgrado (Sérvia).
Angola regista em pré olimpico, uma vitória e quatro derrotas, em cinco jogos, converteu 358 pontos e consentiu 406, tendo coeficiente negativo de 48 pontos.
A complexidade do método de disputa e o elevado número de concorrentes tem sido, entre outras, uma das principais dificuldades da equipa angolana, cuja última participação nos Jogos Olímpicos data de 2008, em Pequim, na China.
O primeiro “teste de fogo” da selecção nacional está marcado para as 14:30, no pavilhão Zalgirio, com capacidade para 15. 688 espectadores, mesmo recinto do segundo desafio, quarta-feira (dia 30), frente à Eslovénia, também neste horário.
Será o segundo encontro com a Polónia, depois do amistoso realizado em Agosto de 2015, ganho pelos polacos, após prolongamento, por dois pontos de diferença (79-77).
Quanto à Eslovénia, Angola perdeu os dois jogos realizados entre ambas, em 2014, sendo um na Taça Continental Borislav Stankovic (58-79) e outro no mundial, em Espanha, por 87-93.
No pré olímpico, o conjunto angolano, orientado tecnicamente por Josep Clarós, tem que ganhar uma partida para seguir a outra fase da eliminatória, onde os dois primeiros juntam-se aos dois melhores do grupo A, igualmente sediado em Kaunas e constituído pela anfitriã (Lituânia), Venezuela e Coreia do Sul.
Posteriormente, jogam no sistema cruzado (1º do A com 2º do B e vice-versa) e os vencedores disputam a final do torneio, devendo aquele que ganhar se qualificar aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A corrida para as quatro restantes vagas às olimpíadas do Japão envolve 24 selecções, pelo que terão lugar torneios semelhantes em outras três cidades.
Em Victória, no Canadá, a equipa anfitriã enfrenta a Grécia e China (grupo A), ao passo que o Uruguai, a República Checa e Turquia constituem o grupo B.
Em Split, na Croácia, jogam no grupo A as selecções da Rússia, México e Alemanha, enquanto a dona de “casa” defronta a Tunísia e o Brasil na série B.
Já em Belgrado, a anfitriã Sérvia concorre no grupo A com a República Dominicana e Nova Zelândia, ao passo que na série B competem apenas Porto Rico e Itália. A seleção do Senegal não participará do Torneio .
A Fiba foi informada pela Federação Nacional do Senegal sobre interrupções relacionadas ao COVID-19 em seus preparativos na Alemanha.
Apesar dos esforços contínuos da Fiba e da Federação Alemã de Basquetebol para apoiar a delegação senegalesa, a equipa não poderá viajar para Belgrado.
Os jogos Porto Rico x Senegal e Senegal x Itália não acontecerão e o Senegal perderá esses dois jogos por desistência.
Estão qualificados aos Jogos Olímpicos as selecções da Nigéria, Estados Unidos, França, Espanha, Argentina, Irão, Austrália e a do país organizador, Japão. Os Jogo Olímpicos disputam-se de 23 de Julho a 5 de Agosto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here