A França defronta a Suíça nos oitavos-de-final do UEFA EURO 2020, em Bucareste, nesta segunda-feira, 28 de Junho, às 20h00 (de Angola).
Os campeões mundiais deram mostra das suas intenções ao baterem a Alemanha por 1-0 no primeiro jogo do grupo e acabaram por ficar no topo de grupo difícil, apesar dos empates com Hungria e Portugal. Sente-se, no entanto, que esta França tem ainda muito para dar, com Paul Pogba a impressionar no meio-campo, Kylian Mbappé a ser uma ameaça constante e Karim Benzema a encaixar-se perfeitamente no trio de ataque.
No entanto, quando se trata de jogadores em forma e fazer história no EURO, Xherdan Shaqiri está no topo de qualquer lista. O talentoso médio suíço evocou as memórias do seu fantástico golo nos oitavos-de-final contra a Polónia em 2016 durante a vitória decisiva da Suíça, por 3-1, sobre a Turquia. Foi um momento de inspiração oportuno após um empate 1-1 com o País de Gales e uma derrota por 3-0 diante da Itália.
A França vai tentar manter o seu registo invicto em jogos oficiais frente à Suíça quando as duas equipas se encontrarem na Arena Nacional de Bucareste, nos oitavos-de-final do UEFA EURO 2020.
• O campeão mundial terminou no primeiro lugar do Grupo F, apesar de ter ganho apenas um dos três jogos realizados, empatando os outros dois, enquanto a Suíça esteve no Grupo A e qualificou-se como um dos quatro melhores terceiros classificados.
• O vencedor deste duelo defronta Croácia ou Espanha nos quartos-de-final, em São Petersburgo, a 2 de Julho.
Jogos anteriores
EURO 2004: France 3-1 Switzerland
• O registo da Suíça em 38 jogos com a França é V12 E10 D16. No entanto, ainda nunca bateu os “bleus” em jogos oficiais (E4 D2).
• O último encontro entre ambos aconteceu na fase de grupos do UEFA EURO 2016, registando-se um empate sem golos na terceira ronda, no Stade Pierre-Mauroy, em Lille. As duas equipas apuraram-se no Grupo A, com a França a terminar no primeiro lugar, com sete pontos, e a Suíça no segundo, com cinco.
• Após 32 amigáveis entre 1905 e 2003, o primeiro jogo oficial foi na última jornada do UEFA EURO 2004, com a França de Jacques Santini a derrotar a Suíça de Köbi Kuhn por 3-1. Zinédine Zidane e Thierry Henry (dois) apontaram os golos gauleses, enquanto o tento de consolação helvético foi marcado por Johan Vonlanthen, que com isso se tornou no mais jovem marcador em fases finais do EURO, aos 18 anos e 141 dias.
• Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006 registaram-se dois empates, e as equipas voltaram a encontrar-se na fase final da competição, empatando igualmente, em jogo da primeira jornada da fase de grupos realizado em Estugarda.
• A história foi diferente quando se defrontaram na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, com a França de Didier Deschamps a vencer por 5-2 a Suíça de Ottmar Hitzfeld, com os golos a serem marcados por cinco jogadores diferentes. Olivier Giroud, Karim Benzema e Moussa Sissoko facturaram para os franceses, enquanto Granit Xhaka marcou o último golo da Suíça, à beira do fim.
França – Equipa provável: Lloris; Varane, Lenglet, Kimpembe; Pavard, Pogba, Kanté, Griezmann, Rabiot; Mbappé, Benzema.
Suíça – Equipa provável: Sommer; Elvedi, Akanji, Rodríguez; Mbabu, Zakaria, Xhaka, Zuber; Shaqiri; Embolo, Seferović