CROÁCIA FINALISTA DO ÚLTIMO MUNDIAL ENCARA A ESPANHA NA DECISÃO DO PASSE PARA OS 4ºs DE FINAL.

40

A Croácia defronta a Espanha esta segunda feira nos oitavos-de-final do UEFA EURO 2020, partida a ter lugar em Copenhaga, a partir das 17h00.
As boas equipas costumam crescer ao longo dos torneios, e foi o que aconteceu com a Croácia, que pouco fez frente à Inglaterra mas terminou com um triunfo convincente sobre a Escócia. Mas a estatística está contra si, pois perdeu sempre em fases a eliminar do EURO.
Com a Espanha passou-se algo parecido, faltando-lhe criatividade frente a Suécia e Polónia mas terminando em grande, com uma goleada à Eslováquia. Chega à fase a eliminar invicta, um bom presságio pois também foi assim das outras ocasiões em que ganhou o título.
Não tem faltado emoção nos últimos jogos entre Croácia e Espanha, que já tiveram muitos confrontos emotivos ao longo dos anos e defrontam-se agora pela primeira vez na fase a eliminar de um torneio, no Estádio Parken, em Copenhaga, nos oitavos-de-final do UEFA EURO 2020.
• Ambas as equipas avançaram para a fase a eliminar com excelentes vitórias na terceira jornada, a Croácia garantindo o segundo lugar do Grupo D com uma triunfo sobre a Escócia, por 3-1, em Glasgow, enquanto a Espanha igualou a maior margem de vitória em fases finais do EURO ao derrotar a Eslováquia, por 5-0, em Sevilha.
• O vencedor desta eliminatória defronta a França ou a Suíça no primeiro jogo dos quartos-de-final, em São Petersburgo, a 2 de Julho.
O registo da Croácia em oito jogos frente à Espanha é V3 E1 D4. Não venceu em quatro jogos antes do UEFA EURO 2016, onde os golos de Nikola Kalinić (45) e Ivan Perišić (87) anularam o tento inaugural de Álvaro Morata aos sete minutos e permitiram à Croácia terminar à frente da Espanha na classificação final do grupo.
• A sequência sem vitórias que antecedeu esse triunfo da Croácia por 2-1 em Bordéus também incluiu um jogo em que a Espanha ganhou por 1-0 em Gdańsk, no UEFA EURO 2012, com Jesús Navas a marcar o único golo a dois minutos do fim. Isso significa que o UEFA EURO 2020 é a terceira fase final consecutiva em que as duas equipas se defrontam.
• A Croácia sofreu a sua maior derrota de sempre a 11 de Setembro de 2018, quando perdeu por 6-0 com a Espanha na UEFA Nations League. Saúl Ñíguez (24) Marco Asensio (33), Lovre Kalinić (35, auto-golo), Rodrigo (49), Sergio Ramos (57) e Isco (70) marcaram os tentos da Espanha no Estadio Manuel Martínez Valero, em Elche.
• A Croácia deu a volta com um triunfo por 3-2 no Stadion Maksimir, em Zagreb, a 15 de Novembro de 2018. O golo inaugural de Andrej Kramarić, aos 54 minutos, foi anulado por Dani Ceballos dois minutos depois; Tin Jedvaj restaurou a vantagem da Croácia aos 69 minutos, Ramos respondeu de penálti aos 78 minutos e Jedvaj apontou o tento da vitória aos três minutos do período dos descontos.
• Robert Prosinečki e Davor Šuker marcaram em Valência no triunfo por 2-0 num jogo amigável, em Março de 1994 – a primeira vitória fora da Croácia desde a independência. Os primeiros quatro jogos entre ambos os países foram amigáveis; os últimos quatro foram oficiais.
Croácia – Equipa provável: Livaković; Juranović (Vrsaljko); Vida, Ćaleta-Car, Gvardiol; Modrić, Brozović, Kovačić; Vlašić; Rebić, Petković
Espanha – Equipa provável: Unai Simón; Azpilicueta/Marcos Llorente, Eric García, Laporte, Jordi Alba; Koke, Busquets, Pedri; Gerard Moreno, Morata, Sarabia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here