ESPANHA SUPERA O “FANTASMA” DOS PENALTIS ELIMINA A SUIÇA E AVANÇA PARA AS MEIAS FINAIS.

134

A Espanha eliminou esta sexta-feira a Suíça do UEFA Euro 2020 nos penáltis, depois do empate a uma bola no jogo dos quartos-de-final, disputado em São Petersburgo, na Rússia, garantindo assim a qualificação para as meias-finais da competição.
Foi mais um jogo sofrido, desta vez com direito a penaltis, mas a Espanha se superou novamente e tornou-se na primeira semifinalista do Euro, diante de 24.764 torcedores presentes na Arena de São Petersburgo, na Rússia.

Nos oitavos, a Espanha já tinha contado com a prolongamento para superar a Croácia. Nesta sexta, os riscos foram maiores. Os espanhóis foram surpreendidos pela postura ofensiva da Suíça durante a maior parte do jogo e tiveram dificuldade para superar a famosa retranca quando os rivais ficaram com um a menos em campo, na reta final do segundo tempo.
Apesar de um importante desfalque, o conjunto suíço surpreendeu ao fazer um duelo bom e equilibrado até os 7 minutos de jogo.

Foi quando Alba pegou uma sobra a entrada da área e bateu para o golo. A bola desviou em Zakaria e acabou por entrar sem qualquer chance de defesa de Sommer. O gol precoce obrigou a Suíça a sair em busca do ataque, deixando a partida aberta. Mesmo assim, a Espanha controlava as acções, com até 75% de posse de bola.

O bom jogo em solo russo contou com números improváveis no primeiro tempo. Confiante após eliminar a França nos oitavos de final, a Suíça finalizou mais que a Espanha (4 a 3) e registrou até maior número de cantos
Sem pressionar, a equipe de Luis Enrique viu a Suíça crescer no jogo e tomar conta do seu meio campo. As chances começaram a se multiplicar. Aos 55, Zakaria quase marcou de cabeça, mas aos 67 minutos, os defesas Torres e Laporte atrapalharam-se e Shaqiri não perdoou: 1 a 1.

Diante do forte ritmo do adversário, a Espanha pouco fazia. A Suíça só parou nela mesma quando, aos 76, o médio Freuler acertou um carrinho violento em Moreno e viu o cartão vermelho direto. Com a menos, os suíços precisaram recompor a defesa, abdicando do ataque. Do outro lado, a Espanha parecia cada vez mais lenta.

Veio a prolongamento e o ataque espanhol renasceu em campo Foram diversas chances de golo, mas o guarda redes Sommer, apoiado pela retranca suíça, foi o grande destaque do tempo extra, em que os suíços apenas administraram o empate, à espera dos penaltis.

Nas cobranças, o experiente Busquets mandou na trave e o de Pedri parou em Sommer. Olmo, Moreno e Oyarzabal converteram. Pelo lado suíço, Gavranovic foi o único que balançou as redes. Schär e Akanji tiveram ás suas cobranças defendidas por Simón e Vargas mandou para fora, selando a classificação dos espanhóis.
Nas meias-finais, no Estádio da Wembley, em Londres, na terça-feira, a Espanha, vencedora da prova em 1964, 2008 e 2012, vai defrontar á Itália, campeã europeia em 1968.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here