MAIS UM FRENTE A FRENTE NO EURO ENTRE ESPANHA E ITÁLIA, SERÁ A SÉTIMA VEZ E DESTA VALERÁ O PASSE PARA A FINAL DA COMPETIÇÃO.

132

Itália e Espanha abrem as meias-finais do UEFA EURO 2020, em Londres, nesta terça-feira, 6 de Julho, a partir das 20h00 (Tempo de Angola).
Busquets-Koke-Pedri contra Jorginho-Verratti-Barella. Trios de decisões, num miolo que irradia futebol. Triângulos apontados aos homens da frente, com as balizas na mira. O Itália-Espanha é o jogo mais esperado das meias-finais do Euro2020 de futebol, por colocar frente-a-frente duas equipas com um futebol quase idêntico, embora com nuances diferentes
Com o seu conhecido “tiki-taka”, a Espanha derrotou a Itália na final do UEFA EURO 2012, por claros 4-0, mas o equilíbrio de forças mudou desde então. Os italianos eliminaram a La Roja com uma vitória por 2-0 nos oitavos-de-final de 2016 e chegam a Wembley numa série de 13 triunfos seguidos, estando sem perder há 32 jogos (V27 E5). Na ronda anterior, o ritmo vertiginoso e a eficácia na finalização dos Azzurri foram demasiado fortes para a talentosa selecção da Bélgica.
Por seu lado, a Espanha de Luis Enrique tem sido algo enigmática. Depois de empatar na fase de grupos com a Suécia e a Polónia, derrotou a Eslováquia por 5-0 rumo aos oitavos-de-final, fase em que voltou a marcar por mais cinco vezes, embora tenha precisado de ir a prolongamento para afastar a Croácia. Várias oportunidades perdidas na partida dos quartos-de-final permitiram que a Suíça, mesmo reduzida a dez jogadores, levasse a decisão para o desempate por penáltis. No entanto, são os adversários do calibre da Itália que podem fazer vir ao de cima o melhor da Espanha.
Na história dos Euros, será a sétima vez que Espanha e Itália estarão frente a frente. São duas vitórias italianas, três empates e apenas um triunfo espanhol. Duas das seis partidas aconteceram no século XX. Em 1980, empate por 0 a 0, na fase de grupos. Na mesma fase, no Euro de 1988, a Itália venceu por 1 a 0, com gol de Vialli.
Mais recentemente, as duas seleções enfretaram-se nas últimas três edições da Eurocopa. Em 2008, nos quartos de final, houve um empate á zero. Nos pênaltis, a Espanha levou a melhor por 4 a 2. Depois, a Fúria eliminou a Rússia, na semifinal, e a Alemanha, na final, sagrando-se campeã daquele Euro.
Em 2012, foram dois confrontos: um na fase de grupos e outro na grande decisão. Empate por 1 a 1 no primeiro, e vitória espanhola por 4 a 0 no segundo. Em 2016, houve um outro embate, desta vez nos oitavos de final. A Squadra Azzurra venceu por 2 a 0, com golos de Chiellini e Pellè.

Equipas prováveis
Itália: Donnarumma; Florenzi, Bonucci, Chiellini, Emerson; Barella, Jorginho, Verratti; Chiesa, Immobile, Insigne
De fora: Spinazzola (calcanhar de Aquiles)
Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, García, Laporte, Alba; Koke, Busquets, Pedri; Moreno, Morata, Olmo
Em dúvida: Sarabia (problema muscular)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here