Os quartos-de-final arrancam com a Suíça a defrontar a Espanha em São Petersburgo, nesta sexta-feira, 2 de Julho, a partir das 17h00.
Os vencedores dos dois jogos épicos de segunda-feira defrontam-se no arranque dos quartos-de-final, numa partida em que a história favorece claramente a Espanha. Os dois países encontraram-se 22 vezes e os helvéticos venceram apenas numa ocasião – na fase de grupos do Campeonato do Mundo da FIFA de 2010, antes de a Espanha conquistar o título na final.
“Que jogo! Que noite de futebol “, disse o guarda-redes Yann Sommer depois de defender o penálti de Kylian Mbappé na vitória da Suíça nos oitavos-de-final ante a França, na sua primeira vitória numa eliminatória desde o Campeonato do Mundo de 1938 e a noite mais gloriosa da história do futebol suíço. Vladimir Petković pediu desculpas pelo desempenho da sua equipa depois da derrota por 3-0 na fase de grupos com a Itália mas após o empate 3-3 com os “Bleus”, em Bucareste, as expectativas são as melhores.
A Espanha deixou escapar uma vantagem de 3-1 nos oitavos-de-final, diante da Croácia, antes de eliminar a selecção de Zlatko Dalić no prolongamento. A equipa de Luis Enrique começou a fase de grupos com dois empates mas apresentou melhorias, tornando-se na primeira equipa a marcar cinco golos em fases finais consecutivas do EURO. A confiança está em alta, mas Sergio Busquets lembrar-se-á quando a Espanha enfrentou os suíços pela última vez numa fase final, tendo perdido por 1-0 na estreia do Campeonato do Mundo de 2010, em Durban.
O primeiro jogo da Suíça nos quartos-de-final do Campeonato da Europa será disputado diante da três vezes campeã Espanha.
A Espanha levou a melhor nos anteriores encontros frente à Suíça, embora as últimas partidas tenham sido mais equilibradas.
• O vencedor desta eliminatória defrontará a Bélgica ou a Itália nas meias-finais, em Wembley, a 6 de Julho.
Confrontos anteriores
• A Suíça conseguiu apenas uma vitória em 22 jogos frente à Espanha (E5 D16) – embora tenha perdido apenas um dos últimos quatro jogos entre ambas (V1 E2).
• As equipas defrontaram-se duas vezes na UEFA Nations League, no Outono de 2020, com um golo madrugador de Mikel Oyarzabal a dar à Espanha uma vitória por 1-0 em Madrid, a 10 de Outubro, antes do empate 1-1 em Basileia, a 14 de Novembro, com um golo do suplente Gerard Moreno aos 89 minutos a anular o primeiro tento de Remo Freuler para os suíços. O guarda-redes suíço, Yann Sommer, defendeu dois penáltis de Sergio Ramos no St. Jakob-Park.
• As duas equipas também empataram 1-1 num amigável em Villarreal, em Junho de 2018, com Álvaro Odriozola a dar à Espanha uma vantagem que foi anulada por Ricardo Rodríguez à passagem dos 60′.
• A única vitória da Suíça sobre a Espanha aconteceu no jogo de abertura de ambas no Campeonato do Mundo de 2010. Gelson Fernandes marcou o único golo em Durban, a 16 de Junho de 2010 – mas a Espanha venceu os dois jogos seguintes e qualificou-se no Grupo H (viria a vencer a prova), com a Suíça eliminada em terceiro lugar.
• Este é o primeiro encontro das equipas no EURO, na fase final ou na qualificação, embora aquele embate de 2010 tenha sido o seu terceiro num Mundial. O actual seleccionador da Espanha, Luis Enrique, marcou o segundo golo – o seu primeiro a nível internacional – na vitória da Espanha, por 3-0, em Washington, nos oitavos-de-final de 1994; A Espanha também venceu por 2-1 na fase de grupos de 1966, em Sheffield.
• A Espanha marcou 48 golos em 22 jogos contra a Suíça, sofrendo 18.
Factos do EURO: Suíça
• Este é o quinto EURO da Suíça, todos nas últimas sete edições da prova. Eliminados na fase de grupos em 1996, 2004 e como co-anfitriões em 2008, os suíços terminaram no segundo lugar do grupo no UEFA EURO 2016, atrás da França, mas foram eliminados nos oitavos-de-final ao perderem por 5-4 com a Polónia no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a um golo.
• Esta é a quarta presença consecutiva da Suíça numa grande competição, pois também participou nos Campeonatos do Mundo de 2014 e 2018, onde atingiu por duas vezes os oitavos-de-final.
Equipas prováveis
Suíça: Sommer; Elvedi, Akanji, Rodríguez; Widmer, Freuler, Zakaria, Zuber; Shaqiri; Embolo, Seferović
Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, Eric García, Laporte, Alba; Koke, Busquets, Pedri; Sarabia, Morata, Ferran Torres