Em cerimónia realizada no Salão Nobre do Palácio Presidencial, o Chefe de Estado também empossou Manuel José da Costa Molares D’Abril, como secretário de Estado para o Ordenamento do Território.
Tomou igualmente posse Hélio Delize Neto de Almeida, no cargo de vice-governador da província da Huíla para o Sector Técnico e Infra-estruturas. Os três foram nomeados quarta-feira.
Em breves declarações, João Lourenço desejou aos empossados sucessos nas funções que doravante passam a desempenhar.
No final da cerimónia, a nova governadora de Luanda, que substitui Joana Lina Ramos Baptista, apontou como prioridade a elaboração de programas, com a colaboração dos administradores municipais, para a curto, médio e longo prazos resolver a situação dos resíduos sólidos e da macro-drenagem da capital.
“Vamos trabalhar com os municípios para, de forma pontual e planificada, mitigar alguns problemas que afectam a cidade de Luanda”, disse à imprensa a governadora, que, até à data da sua nomeação, era secretária de Estado para o Ordenamento do Território.
Segundo projecções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, Luanda conta com uma população estimada em sete milhões 976 mil 907 habitantes e uma área territorial de 18 mil 826 quilómetros quadrados, sendo a província mais populosa e densamente povoada do país.
Conta com os municípios de Luanda, Cacuaco, Viana, Kilamba-kiaxi, Talatona, Belas, Cazenga, Icolo e Bengo e Quiçama.