Em declarações à Imprensa, nesta terça-feira, o director do Gabinete Provincial da Agricultura na terra do bago vermelho, Eduardo Gomes, disse que o referido montante foi aplicado na preparação de mil 850 hectares de terra, tendo beneficiado um total de 640 famílias.
Eexplicou que o Programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF), a implementar até ao ano de 2022, contempla a preparação de 200 hectares de terra.
Nesta primeira fase, disse, cada município preparou mais de 100 hectares de terra para o cultivo de diversos produtos, tais como arroz, feijão, mandioca, milho, amendoim, batata-doce e rena, entre outros.
Frisou que o projecto esta a ser acompanhado pelo governo local, em colaboração com as administrações municipais, que estão a disponibilizar cinco milhões de kwanzas por mês, através dos valores recebidos do Programa de Combate à Pobreza.
Ainda no seguimento do fomento agrícola, disse estar em curso programas de assistência e apoio às cooperativas e associações de camponeses, a reabilitação das vias de acesso, aquisição de mais imputs agrícolas e sementes, assim como a legalização de todas associações.
A província do Uíge prevê colher, na época agrícola 2021/2022, nove milhões 756 mil 231 toneladas de produtos diversos, contra nove milhões 268 mil 420 toneladas da época anterior.