ANGOLA E EUA ANALISAM COOPERAÇÃO BILATERAL

96

De acordo com uma nota do ministério das Relações Exteriores (Mirex), os dois países vivem um bom momento de intercâmbio das suas relações bilaterais que abrangem os vários domínios da vida política, diplomática, económica, social e cultural.

Durante a audiência que o ministro das Relações Exteriores, Teté António, concedeu ao embaixador dos EUA, Tulinabo S. Mushingo, foi abordada a estratégia para o aprofundamento de outras áreas de cooperação, além de trocas de visitas, de mais alto nível, a realizar-se no decorrer do presente ano económico.

O embaixador dos EUA em Angola aproveitou a ocasião para dar a conhecer sobre a vinda, brevemente, à Angola, de Wendy Sherman, Subsecretária de Estado dos EUA e de Molly Phee, Secretária de Estado Adjunta para os Assuntos Africanos.

Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo.

As trocas comerciais entre Angola e os Estados Unidos da América atingiram, até Novembro de 2019, cerca de 1,4 mil milhões de dólares.

Em 2019, as importações provenientes dos EUA totalizaram 488 milhões de dólares, com destaque para o frango e carnes diversas, com um valor de 143 milhões de dólares, seguido do sector de peças para maquinaria pesada, com 59 milhões de dólares, motores de avião e outros produtos (cerca de 33 milhões de dólares).

O valor restante foi aplicado na importação de filtros, peças, moldes, plásticos e produtos diversos.

A promoção de recursos não petrolíferos do país e a captação do investimento estrangeiro directo constituem os principais pilares que têm norteado a cooperação no quadro da diplomacia económica defendida pelo Governo angolano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here