PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGUROU MAIS UM HOSPITAL GERAL EM LUANDA PARA O SISTEMA NACIONAL DE SAUDE

107

O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou nesta sexta-feira 12 de Abril mais um equipamento que vem reforçar o sistema Nacional de Saúde.

O Hospital Geral de Viana ” Bispo Emílio de Carvalho” no Município de Viana, Distrito do Zango 8 mil é o cumprimento do programa de acção do Executivo que visa reforçar, melhorar as condições e humanização dos serviços de Saúde em Angola.

É o que foi prometido e é o que está a ser feito, cumprindo a divisa do MPLA, partido vencedor das últimas eleições e que constitui Governo, ” CORRIGIR O QUE ESTIVER MAL E MELHORAR O QUE ESTIVER BEM”.

Além dos serviços de assistência médico-medicamentosa, a unidade prevê abraçar a componente formação, de investigação científica e conta com a capacidade para mais 300 camas, sendo metade,150, para a pediatria, com várias especialidades médicas, desde a Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Orto-traumatologia, Gastroente- rologia, Dermatologia, Nefrologia, Oftalmologia e Odontologia.

A Ministra da Saúde Sílvia Lutukuta deu a conhecer que a unidade vai acolher, entre outros serviços, o de Hemodiálise Imagiologia, com todos os equipamentos para que sejam realizados exames, como TAC, ecografia, e Raio X, e cuidados intensivos para recém-nascidos e adultos.

Realçou que terá à disposição uma diversidade de tipos de cirurgia, entre as quais a maxilo-facial, além de laboratório com valências diversas de Bioquímica, Hematologia e Microbiologia, e Farmácia.

Segundo a ministra da Saúde, a unidade terá um serviço diferenciado de esterilização e outros complementares, como cozinha, e áreas técnicas sincronizadas, com geradores de grande capacidade de dar resposta em tempo oportuno. “Não só vai atender os residentes de Viana, mas de toda a província de Luanda”, disse.

O Hospital Geral de Viana vai contar no quadro de pessoal com mais de mil e 300 profissionais de Saúde, entre os quais experientes e recém-formados, nos quais mais de um terço inicia funções logo após a unidade esteja em funcionamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here