SOB O LEMA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ARRANCOU ESTA QUARTA-FEIRA EM LUANDA, A SEGUNDA EDIÇÃO DO FÓRUM TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

251

Sob o lema, tecnologia e inovação para um Desenvolvimento Sustentável, arrancou esta quarta-feira em Luanda, a segunda edição do fórum Tecnologia e Educação (FTE) numa promoção da empresa Chimuma.

Na ocasião o antigo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, considerou, fundamental que os planos curriculares tenham a capacidade de permitir a inserção com êxito, dos formados, no mercado de trabalho.

“Antigamente, víamos grandes arquitectos, médicos ou enfermeiros com apenas a quarta classe. Hoje, infelizmente, estamos a perder essas qualidades”, afirmou.

Bornito de Sousa dissertou sobre o tema“ a transformação digital na educação – tendências e boas práticas”.

O antigo Vice-presidente defendeu, por isso, a importância dos planos curriculares estarem aptos para assegurar uma boa qualidade.

Neste sentido, vaticinou que a criação de escolas de referência constitui um bom sinal para a fluência digital nas sociedades, acrescentanto que Angola tem dado passos significativos, com a construção de escolas a nível nacional.

Para Bornito de Sousa, o moderno e o clássico são as chaves fundamentais para o desenvolvimento de África, no geral, e de Angola, em particular, enfatizando que, no sector da educação, os avanços tecnológicos e o modelo clássico devem andar de mãos dadas, para se conseguir uma sociedade capaz de enfrentar os desafios do mundo globalizado.

Por sua vez, na ocasião, o Presidente da Associação Nacional do Ensino Particular (ANP), António Pacavira, é necessário que as instituições invistam na parte tecnológica, de modo a se prepararem para os desafios do século.

“É necessário que as escolas invistam nas tecnologias, para não ficarem para trás”, disse.

Presente no acto, o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, destacou a importância das tecnologias no quotidiano.

Presente também no evento, Neusa Semedo, falou dos desafios do sector tecnológico a nível educacional e apontou igualmente, as balizas, para que alcancemos o desejado.

Por seu turno, o vice-reitor da universidade Gregório Semedo, louvou a iniciativa da organização, pela realização do fórum, ao mesmo tempo que olhou para a importância do mesmo.

Finalmente, Zacarias Santiago Kinkela, coordenador do projecto e CEO da Chimuma Comunicação e Marketing, falou a a TV Belas do evento que visa promover a troca de conhecimento e de experiência sobre boas práticas no sector da educação e está alinhado com as iniciativas do Governo angolano, 2o fórum que vai decorrer até está quinta feira na escola Nacional de Administração e Políticas Públicas ( ENAPP) em Luanda, numa promoção da Chamuma Comunicação e Marketing.

O evento conta igualmente com a presença do Coordenador Geral da Tv Belas Yussuf Tati, convidado pela organização.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here