COMEÇA O RAMADÃ, MÊS SAGRADO PARA OS MUÇULMANOS EM TODO MUNDO 

138

Ramadan Mubarak“. É com esta frase, dita em árabe, que os cerca de 2 bilhões de muçulmanos do mundo deverão começar o mês mais importante do ano para o islamismo: o Ramadã. A expressão é usada para desejar que este período – tão esperado por eles – seja abençoado.

Em 2024, o Ramadã terá duração de 29 dias e se estenderá de 11 de março até o dia 10 de abril.

Durante esse mês, o povo islâmico do mundo todo se abstém de comer, beber, fumar, ter relações conjugais e outras práticas consideradas pecaminosas, do nascer ao pôr do Sol.

A realização do jejum durante o Ramadã é seguida pelos muçulmanos desde o segundo ano da Hégira, migração do profeta Maomé de Meca para Medina, ocorrida em 622 d.C.

Ramadã é o 9º mês do calendário islâmico. A contagem do tempo nesse calendário é feita de acordo com os movimentos da Lua e, por isso, o Ramadã inicia em uma data diferente todos os anos, chegando a ocorrer em cada uma das 4 estações no período de 30 anos.

Trata-se de um tempo considerado sagrado para os muçulmanos, pois se acredita que durante esse período o Arcanjo Gabriel entregou os primeiros versos do Alcorão ao profeta Maomé.

O Ramadã dura entre 29 e 30 dias, sendo iniciado ao surgimento da primeira lua nova após Shaban, o oitavo mês do calendário islâmico, e seu término ocorre quando a lua nova é vista novamente.

Durante esses dias, as reflexões são diárias, sobretudo intensifica-se a adoração a Allah, a leitura das sagradas escrituras e a caridade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here