Nasa Hataoka fugiu com o DIO Implant LA Open no domingo no Wilshire Country Club para abrir a corrida de duas semanas do LPGA Tour na área de Los Angeles.
Quatro tacadas à frente entrando na rodada após o colapso tardio de Jin Young Ko no sábado, Hataoka fechou com 4 abaixo de 67 para uma vitória de cinco tacadas sobre Hannah Green.
“Eu tinha uma vantagem, mas obviamente esse curso, esse curso desafiador, você nunca sabe o que vai acontecer”, disse Hataoka. “Consegui me concentrar até a última tacada.”
Hataoka terminou com 15 abaixo de 269, uma tacada abaixo do recorde do torneio estabelecido no ano passado por Brooke Henderson. A jogadora japonesa de 23 anos conquistou seu sexto título do LPGA Tour uma semana depois de perder o corte no ventoso LOTTE Championship no Havaí com rodadas de 75 e 77.
“Não sei se posso comparar isso, mas no PGA Tour, Jordan Spieth perdeu o corte no Masters e depois venceu o Heritage”, disse Hataoka. “Então você nunca sabe o que vai acontecer no golfe.”
O Campeonato Palos Verdes começa quinta-feira em Palos Verdes Estates.
Depois de sete pars consecutivos, Hataoka encerrou o torneio no par-4 15º quando ela correu em um putt de águia de 35 pés para abrir uma vantagem de seis tacadas.
“Aquela águia realmente me ajudou a relaxar um pouco, meio que me senti muito bem hoje”, disse Hataoka.
Hataoka jogou os primeiros sete buracos em 3 under com quatro birdies e um bogey. Ela foi a única jogadora em campo a arremessar nos anos 60 todos os quatro dias, abrindo com rodadas de 67, 68 e 67.
“Para ser honesto, no primeiro dia eu não estava me sentindo bem com meu jogo de ferro, mas no sétimo buraco eu tive algo que clicou dentro de mim, então isso realmente me ajudou durante toda a semana”, disse Hataoka. “Em termos de colocação, os verdes de poa annua são realmente difíceis de jogar, mas minha experiência com esse tipo de verde me ajudou muito.”
Verde terminou com um 68.
“Definitivamente, muito feliz com a tendência das coisas”, disse o australiano. “Foi bom ser um pouco mais consistente. Na semana passada tive um grande começo e não consegui mantê-lo no Havaí. o que está por vir.”
Madelene Sagstrom (66) ficou 7 abaixo do vencedor de 2019 Minjee Lee (68) e Hall of Fame Inbee Park (70).
“Os greens são realmente difíceis”, disse Park. “Não consegui fazer muitos putts hoje, mas consegui alguns bons altos e baixos. Então, feliz com a rodada. Foi estável, mas definitivamente complicado lá fora.”
A Ko, no topo do ranking, empatada na liderança com Hataoka com três buracos restantes no sábado, antes de um bogey-quadruple bogey-birdie terminar com cinco tacadas atrás, tinha 75 para empatar em 21º a 2 abaixo.
No sábado, no par-4 16, ela falhou duas vezes em tirar a bola da barranca profunda a caminho do 8. No domingo, ela teve um duplo bogey no par-3 sétimo e bogeyed nos dois últimos buracos.