ROSÁRIO MUHONGO DAS RUAS DO ZANGO A EMPREENDEDOR NO RAMO IMOBILIÁRIA

616

Aos 23 anos o Angolano Rosário Tomas Muhongo fundou a Rosário.TM Imobiliária, que presta serviços de Venda e arrendamento de imóveis, legalização de todo tipo de imóveis e avaliação e mediação imobiliária, que tem como objetivo realizar sonhos e de certa forma ajudar no desenvolvimento do País

O empreendedor Rosário Muhongo deseja estar no ranking das melhores empresas que prestam serviços do gênero em Angola.

Saiba como funciona o mundo do negocio imobiliário em angola numa breve entrevista com o empreendedor e CEO da TM Imobiliária  Rosário Tomas Muhongo

Rosário Tomas Muhongo é filho de Cabanga Andre e Maria Catumbo Manuel, formado em Gestão de Empresas, Informática de Gestão

Director geral da empresa  TM Imobiliária, empresa que esta localizada no município satélite de luanda Viana zango 3 , conta com mais de 5 colaboradores.

Como seria um dia de trabalho do Rosário?

O meu dia de trabalho é muito subcarregado,  levanta-me, muito cedo, agradeço adeus, e  vou em direção a empresa , de seguida faço visita de campo para constatar , os imóveis disponíveis , para ter a certeza de que tudo está a ser bem encaminhado,  além dos trabalhos mencionados, nós também tercializamos  alguns serviço,  para Concluir, é um dia muito agitado e, ainda sim é prazeroso,  amo o meu trabalho.  e amo trabalhar.

quando é que deu início ao mundo Imobiliários?

Lembro-me,  bem como se fosse hoje, as dificuldades e falta de dinheiro por parte do meus pais, embora  sempre lutaram para termos as melhores condições vida, diante das dificuldades que passávamos, a mesma levou-me, aprender a  viver, e a mesmo tempo aprendi a sere homem,   daí surgiu a ideia de começar a ganhar dinheiro para ajudar em casa, conheci  varias pessoas  que  eram donos de varias residências, mais não sabiam como fazer para  arrendar as mesmas, deforma empírica, e sem noção  comecei a intermediar em alguns aluguel, e por ingenuidade, pessoas aproveitavam, da minha falta de noção sobre negocio, mas com o decorrer do tempo, fui  ganhando mais experiência no ramo, e com as chamadas mixas (risos), decidi alugar um espaço, isso aos 4 de fevereiro de  2019, comecei com duas cadeiras emprestadas, e graças a Deus agora estamos a começar a dar os nossos primeiros passos no ramo.

 

 

A crise abalou os alicerces do sector imobiliário, que impacto teve junto dos mediadores imobiliários?

Visto que a crise deixou de ser um fenômeno nacional porém Mundial, de certeza que ouve um impacto avassalador nos mediadores Imobiliário Angolanos. Como se sabe, com a crise vem o desemprego e com , e surgi a perda do poder de compra, quem ainda exerce este poder pensa duas vezes antes de fazer qualquer  compra do gênero e consequentemente nós como mediadores imobiliários sofremos carência  e baixa procura no mercado imobiliário .

Como mediadores Imobiliário, temos de transformar dificuldades em oportunidades e consequentemente contornar a situação. Porque,  é na verdade um facto social e não podemos nos deixar abater com isso.

Está a ter muita procura?

Atualmente a procura  de casas para arrendar ou mesmo para comprar, está a um nível considerável, e gostaríamos estar melhor a pandemia da covid-19 afetou muito o ramo Imobiliário, mais  ainda sim acreditamos que vamos chegar lá.

Qual o perfil de compradores? Mais Angolanos ou estrangeiros?

Atualmente entre os Angolanos e os estrangeiros , eu posso afirmar que a procura acima da media  para ambos  e para nossa empresa é muito bom, Visto que estamos a começar, e com isso ganhamos  credibilidade suficiente para receber solicitações de investidores Angolanos ou mesmo de empresas estrangeiras de grande porte.

Quem são hoje em dia os grandes concorrentes dos agentes imobiliários (no sentido tradicional do termo) e como se combatem?

O maior problema que enfrentamos, é com as construtoras,  nos como Imobiliária trabalhamos com  as construtoras, para fazer as vendas e arrendamentos (Não só).

Para combater  as construturas,  é necessário  não vendermos  ou arrendar imóveis de construtoras e imobiliárias parceiras, também construamos casas de melhores qualidades, em condomínios e até mesmo em bairros, afim de vender e alugar a bom preço.

Desde que começaste a trabalhar no ramo, quantas casas a sua empresa já vendeu?

TM Imobiliária, que é a nossa empresa , eu posso garantir que estamos num bom caminho, e com ajuda de deus e união de esforços a TM Imobiliária,  vai chegar a excelência , normalmente nos vendemos aproximadamente  mais de 100 a 80 Casas.

Marketing imobiliário: a arma “secreta” para fazer crescer os negócios, estas palavras lhe dizem alguma coisa?

Sim!  diz-me muita coisas  é uma palavra magica, O marketing imobiliário ajuda as  empresas a atraírem interessados e conduzi-los até a conversão. desde o processo, do anúncio de imóveis até o atendimento, tudo precisa ser devidamente planejado. São várias etapas de esforços que colocarão construtoras e imobiliárias como líderes, desde que sigam planos sólidos.

No entender do Rosário o que é preciso melhorar no sector?

É preciso inovação, visto que toda e qualquer empresa,  deve haver inovação para atrair o público alvo, criatividade, competências, Interação com púbico que é um dos setores chaves de qualquer  empresa

Quais os principais desafios que enfrentam os mediadores imobiliários em Angola?

Atualmente é a falta de clientes, por conta da situação do pais, torna-se muito complicado encontrar clientes. E as burlas têm estado a fazer com que muitos dos compradores desistam de comprar ou até mesmo arrendar casas em imobiliárias, preferem recorrer em outros meios. Para conseguir os imóveis.

De acordo com a experiência da sua empresa, qual é a evolução que estamos a assistir no mercado de trabalho dos agentes e mediadores imobiliários nos últimos anos?

Atualmente já encontra-se muitas imobiliárias, visto que as empresas neste âmbito evoluíram muito, então ouve muita evolução naquilo que se diz o arrendamento de casas, vendas de casas, legalização de casa, etc. As imobiliárias têm ajudado muito neste setor.

Que ferramentas utilizam para “chegar” ao cliente?

Para atingir o público alvo, na TM Imobiliária,  temos estado a procurar mecanismos de nos expandir e consequentemente se tornar conhecido a nível nacional e os mecanismos são: indo em cadeias televisivas, rádios e espalhando panfletos nas ruas. Mas atualmente temos estado a apostar muito no marketing Digital, porque a sociedade Angolana atualmente tem estado muito engajado na internet e o marketing digital acaba por ser um elemento extremamente forte para se poder atingir o público almejado.

. O que precisa mudar?

Visto que as empresas imobiliárias ajudam a população e o desenvolvimento do nosso país, o governo angolano deve alterar os preços dos matérias de construção e promover políticas que nos ajudam a vender e consequentemente, a  empregar mais jovens.  quanto as imobiliárias e construtoras que têm praticado a burla sugiro que parem imediatamente, porque acabam por manchar a imagem das outras imobiliárias e prejudica, em todos os sentidos possíveis o negócio.

Este é um ramo, em que a imagem e a credibilidade contam muito e não se pode pôr em causa.

Rosário Tomas Muhongo  CEO e empreendedor angolano, deseja mudar e ajudar no desenvolvimento do seu pais  por isso acredita no crescimento  nos jovem Angolano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here