Estima-se que em Portugal quase dois terços da população dorme mal e 59% tem dificuldades em adormecer.
Até recentemente o cobertor pesado (‘weighted blanket’) estava sobretudo disponível no mercado da saúde. Sendo que já há aproximadamente 15 anos que este cobertor é usado para fins terapêuticos, por exemplo, no tratamento de condições como o autismo, o TOC e a ansiedade.
E agora Pedro Caseiro e Ricardo Parreira, dois portugueses com um percurso ligado à consultoria de gestão, decidiram apresentar o cobertor pesado ao mass market, tornando-o acessível ao consumidor-comum.
O Blanky torna-se assim o primeiro cobertor pesado ibérico, de utilização 100% segura para a população em geral, uma solução clinicamente comprovada e de qualidade, antialérgica e natural, que utiliza a técnica Deep Touch Pressure (DTP) para melhorar a qualidade do sono.
A DTP é uma técnica que tira partido do peso extra do cobertor para aplicar gentilmente pressão localizada nos músculos, relaxando o corpo à semelhança de uma massagem – efeito este que proporciona um sono mais descansado. O método estimula ainda naturalmente a libertação no organismo de serotonina, a famosa ‘hormona da felicidade’, e de melatonina hormona associada ao sono.
“Estas hormonas são essenciais para um sono tranquilo e são produzidas naturalmente pelo organismo, só que nem sempre em quantidade suficiente. No caso da melatonina, por exemplo, os seus níveis diminuem com o avançar da idade”, explica Margarida Mendes, neuropsicóloga na Clínica de Santo António do Grupo Lusíadas Saúde.
“Ao estimular naturalmente a produção de melatonina no cérebro, o cobertor pesado contribui assim para um sono de melhor qualidade e mais duradouro, ajudando também a tratar a insónia e a diminuir o tempo necessário para adormecer”, finaliza.