A agência mundial antidopagem (AMA), volta a reconhecer Angola como membro em conformidade com os estatutos da organização, após a aprovação da lei antidopagem nacional.
A entoação do Hino Nacional, Angola Avante no início da partida Espanha – Angola no torneio pré – Olímpico de basquebol em Valência Espanha e no desafio Angola- Lesotho para a fase de grupos da Taça COSAFA, são a confirmação do facto.
Em recente grande entrevista, por ocasião dos 100 primeiros dias da sua gestão no Ministério da Juventude e Desportos, o titular Rui Falcão havia confirmado os desenvolvimentos e a entrada da nova lei angolona de antidopagem — que adequou o regime jurídico nacional ao código mundial antidopagem — torna o país elegível para participar em competições internacionais como os Jogos Olímpicos.
O Comité Olímpico de Angola (COA) fez “prova” desta alteração no passado dia 19 de Junho, dois dias depois de a legislação adotada em 7 de Junho ter entrado em vigor em Angola, de acordo com o mesmo documento, que solicita a reintegração do organismo local e a sua regularização como organização nacional antidopagem.