Mais de 195.334 toneladas de milho branco e amarelo começam, no final do corrente mês, a ser colhidas em diversas zonas produtivas da província da Huíla por diversas associações de camponeses que exploraram dezenas de hectares férteis na primeira fase da campanha agrícola 2022/2023.
Ao todo, 60 toneladas de fertilizantes foram colocadas a disposição dos agricultores individuais e filiados em associações do município de Caconda, situada a 240 quilómetros a Norte da cidade do Lubango, pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
A maioria dos produtores já reagiram à medida do Executivo pela razão dos preços estarem acessíveis em relação aos mercados informais, onde a unidade de 50 kilos está cotado a 17.918 Kwanzas, contrariando a do mercado paralelo onde os vendedores comercializam a 30.000.
Importa realçar que há agricultores que estão filiados nas 20 cooperativas e 130 associações que preferem utilizar fertilizantes de origem animal por proporcionar melhor qualidade principalmente aos leguminosos. “No cultivo do tomate, cebola, couves, repolho, salsa, cebola e outros estamos a utilizar estrume obtido através dos restos do gado e cabrito”, contou João Cangombe.