A ministra das Finanças, Vera Daves, disse, esta quinta-feira, em Luanda, que há recursos financeiros para pagar os trabalhadores da função pública, assegurando, assim, a estabilidade na balança de pagamentos.
Em conferência de imprensa, a governante referiu que neste mês de Junho já foram pagos 207 mil milhões de kwanzas.
“Relativamente aos salários da função pública, queremos tranquilizar e dizer que, há a poucos minutos, tínhamos pago 207 mil milhões de kwanzas, da folha de salário de 211 mil milhões de kwanzas”, sublinhou.
A ministra das Finanças, que falava à margem da conferência sobre “ Inclusão financeira”, explicou que ainda faltam pagar 4.1 mil milhões de kwanzas, aproveitando a ocasião para informar que “devem estar concluídos ainda hoje os salários da função pública, referentes ao mês em curso (Junho)”.
“Queremos tranquilizar as angolanas e os angolanos que o Estado continua a ser capaz de cumprir com os seus compromissos elementares, tais como salários, serviços da dívida, despesas de funcionamento das principais instituições”, frisou.
A Conferência sobre “Inclusão Financeira em Angola – Desafios e Oportunidades”, promovida pelo Banco Nacional de Angola (BNA), visou apresentar as principais conclusões e recomendações do Inquérito Finscope Consumer Angola 2022, numa pesquisa sobre o Estado da Inclusão financeira em Angola, efectuada pela FinMark Trus.
Participaram, igualmente, no evento, o governador do BNA, Tiago Dias, e o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.