PRESIDENTE FRANCÊS ATRIBUI ORDEM MÁXIMA DE FRANÇA PARA CHEFE DE ESTADO ANGOLANO

53

O Governo da República Francesa, através dos Presidente Emmanuel Macron, anunciou nesta 5a feira em Paris a atribuição da Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta condecoração honorífica deste país europeu ao Presidente João Lourenço.

A ordem, que distingue o mérito na sua expressão mais elevada e é o reconhecimento máximo da nação francesa, foi instituída por Napoleão Bonaparte no dia 20 de Maio de 1802.

Na declaração feita no Palácio de Élysée, ao lado do estadista anfitrião, o Presidente João Lourenço agradeceu vivamente o gesto de França e suas Autoridades, confessando em público se tratar de “uma total e grata surpresa” porque o momento não constava do programa oficial da visita.

O Estadista angolano cumpre uma visita de 48 horas a França, respectivamente nos dias 16 e 17 do corrente.

Acdeslocação de João Lourenço a Paris estava inicialmente agendada para os dias 5 e 6 de Novembro de 2024, de acordo com algumas agências de notícias, mas acabou por não se confirmar.

A imprensa angolana tinha anunciado que a viagem respondia ao convite de Emmanuel Macron feito durante a visita do estadista francês a Angola, em Março de 2023, que, na altura, se fez acompanhar por empresários do setor agro-alimentar, das infra-estruturas e energia.

A deslocação de João Lourenço é descrita como visando ratificar os quatro acordos de cooperação já assinados, designadamente o Acordo de Financiamento entre Angola e a Agência Francesa para Desenvolvimento, o Acordo de Facilitação de Crédito entre Angola e a Agência Francesa para o Desenvolvimento, o Contrato para Concepção, Fabrico e Fornecimento de um Sistema de Satélite de Observação da Terra e a sua respectiva adenda

TV Belas Juntos Criamos a Nossa História

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here