Durante a cerimónia de outorga e entrega de certificados, realizada esta quarta-feira, na cidade do Dundo, testemunhada pelo bastonário da Ordem dos Enfermeiros em Angola, Paulo Luvualo, o director da instituição, Gonçalves Júnior, informou que os quadros foram formados durante quatro anos.
Apelou aos responsáveis das unidades sanitárias públicas e privadas, no sentido de aproveitarem ao máximo, os enfermeiros recém-formados, através de contratos internos, enquanto aguardam o concurso público de acesso ao sector da Saúde.
Por seu turno, o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, apelou aos novos técnicos, sentido de responsabilidade, espírito de dever, profissionalismo e amor ao próximo no exercício da profissão que escolheram.
Pediu igualmente aos presentes a pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante os 4 anos de formação, respeitando a ética a e deontologia profissional.
Desde 2010, ano em que foi criado o Instituto Técnico de Saúde da Lunda Norte, foram formados dois mil 520 técnicos nas especialidades enfermagem, análises clínicas, fisioterapia e farmácia.
O sector da Saúde na Lunda Norte, conta com 13 hospitais, 18 centros de saúde e 67 postos, assegurados por mais de 800 enfermeiros e 64 médicos.