O Ramadã 2023 está previsto para começar nesta quinta-feira, 23 de março de 2023 (de acordo com informações que chegam da Arábia Saudita), e terminará na quinta-feira, 20 de abril de 2023. O Eid al Fitr 2023 está previsto para ser celebrado na sexta-feira, 21 de abril de 2023. Este é a data provisória, como a data real de início do Ramadã 2023 está sujeita ao avistamento da lua.
O que é o Ramadã?
O Ramadã é o 9º mês no calendário islâmico/calendário islâmico . A duração do mês varia entre 29 e 30 dias, dependendo do avistamento da Lua Shawwal, que leva ao tão esperado festival islâmico de Eid ul Fitr no dia 1º de Shawwal. O Ramadã é um dos Cinco Pilares do Islã e, durante este mês sagrado, o Alcorão foi revelado pela primeira vez ao Profeta Maomé (SAW). A palavra ‘Ramadan’ vem do mundo árabe ‘Ramad / Ramida’, que significa calor escaldante ou seca. Portanto, a palavra Ramadã significa abstinência de comer e/ou beber qualquer coisa desde o amanhecer até o anoitecer.
O jejum é obrigatório durante o Ramadã:
Milhões de muçulmanos em todo o mundo observam o jejum desde o amanhecer até o anoitecer durante todo o mês do Ramadã, pois este é o mês mais sagrado para toda a Ummah muçulmana.
A palavra Jejum tem palavras diferentes em diferentes idiomas ao redor do mundo. É conhecido como ‘ayuno’ em espanhol, ‘Jeûne’ em francês, ‘Perhiz’ em turco, ‘صوم/ صيام’ em árabe e ‘Puasa’ em indonésio e malaio. A palavra ‘Sawm / Siyam’ (صوم/ صيام) significa abster-se ou abster-se de algo. Significa abster-se de comida, bebida, relações sexuais e tudo o que quebra o jejum com a única intenção de obedecer aos mandamentos de Allah. Quem nega esta obrigação de jejuar durante o Ramadã não permanece muçulmano.
A comida consumida antes da hora do Fajr é conhecida como ‘Suhoor’ e a comida consumida após o pôr do sol (Maghrib Salah) é conhecida como ‘Iftar’ .
Clique aqui para Ramadan Duas
O jejum tornou-se obrigatório durante o mês do Ramadã para todos os muçulmanos adultos no segundo ano do Hijri (migração de Makkah para Madinah dos muçulmanos). Como Allah Todo-Poderoso diz no Alcorão:
“Oh você que acredita! O jejum é prescrito para você como foi prescrito para aqueles antes de você, para que você aprenda a piedade e a justiça.
(Sura Al-Baqarah: 2:183)
Quem está dispensado do Jejum:
Embora o jejum no Ramadã seja obrigatório para todos os muçulmanos capazes, Allah perdoou e desculpou certas pessoas de jejuar se não puderem jejuar durante o Ramadã devido a certas razões legítimas. Na Sura Al-Baqarah (2:185) , Allah mencionou claramente que pessoas doentes e viajantes estão isentos de jejuar durante o Ramadã. Além disso, à luz desta Ayah e de acordo com muitos estudiosos, as seguintes pessoas também estão isentas do jejum:
1- Pessoas com doenças físicas ou mentais
2- Viajantes
3- Mulheres durante a menstruação
4- Mulheres grávidas ou amamentando.
5- Idosos (se o jejum piorar ainda mais a saúde)
6- Crianças que não atingiram a puberdade
Coisas que invalidam o Jejum
As coisas que invalidam o jejum são :
1- Medicação tomada pelo nariz ou ouvidos
2- Vomitar intencionalmente
3- A água desce acidentalmente pela garganta durante o gargarejo
4- Ejacular por contato com mulher
5- Engolir itens
6- Fumar um cigarro
7- Continuar a comer ou beber depois de comer ou beber sem querer e presumir que o jejum já foi quebrado
8- Comer depois do Suhoor / Subh Sadiq / Sehri (horário de início do Jejum antes do Fajr Salah) com a impressão de ser antes do Suhoor / Subh Sadiq
9- Comer Iftar (refeição a ser consumida após quebrar o jejum no Maghrib Salah) na hora errada, ou seja, comê-lo antes do pôr do sol com a suposição de que é depois do pôr do sol
Mês das Bênçãos de Allah:
O mês do Ramadã é uma oportunidade dada pelo Gracioso Criador para que Seus servos se aproximem Dele, busquem perdão por seus pecados e cumpram seus deveres religiosos. Allah disse no Alcorão:
“… e os homens que jejuam e as mulheres que jejuam, … Allah preparou para eles o perdão e uma grande recompensa.”
( Sura Al-Ahzab, 33:35 )