O livro atribuído no quadro da Conferência de Alto Nível sobre o Impacto das Vacinas, surge como reconhecimento da sua acção no combate e erradicação da Covid-19.
O livro é uma colecção de obras de arte dedicadas ao tema Salvando Vidas. Tem edição limitada e foi atribuído pela Gavi (Aliança de Vacinas), num parceria com o Governo de Espanha.
Segundo a Gavi e as autoridades espanholas, co-organizadores do evento, também contou, para esse reconhecimento o empenho do Chefe de Estado angolano em questões de contingência para imunizar as populações.
O reconhecimento, a mais alta distinção atribuída pela Gavi.
Ao intervir no acto, João Lourenço declarou que agradeceu o apoio dos parceiros, entre os quais a Iniciativa Covax, a Gavi, a OMS e o UNICEF, bem como do governo espanhol, para o êxito do programa de vacinação contra a Covid-19.
De acordo com o Presidente angolano, as parcerias com a Gavi, OMS e a UNICEF são de extrema importância para a saúde em Angola, em África e no mundo.
Por sua vez, o presidente da Gavi, Durão Barroso, destacou as reformas em curso em Angola e a forma como o país combateu a pandemia da Covid-19.
A cerimónia de distinção foi orientada pelo Primeiro-Ministro espanhol, Pedro sanchez, à margem a primeira Conferência Global de Impacto das Vacinas da Gavi que reúne, até 15 deste mês, vários estadistas mundiais.
De recordar que o Presidente João Lourenço dedicou, desde 2018, uma atenção especial à saúde pública, principalmente para enfrentar a crise sanitária mundial provocada pela pandemia da Covid-19, que infectou milhares de angolanos