O espanhol Josep Clarós é o técnico da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol nos próximos quatro meses, em substituição do brasileiro José Neto.
Em conferência de imprensa, realizada na sede da Federação Angolana da modalidade, em Luanda, foi anunciado que o novo líder da selecção vai orientar Angola no torneio Pré-Olímpico em Kaunas (Lituânia ), de 29 de Junho a 4 de Julho, e no Campeonato Africano, de 17 a 29 de Agosto, em Yaoundé, Camarões.
O técnico, de 52 anos de idade, chega ao país dia 24 de Maio, devendo ainda assistir a final da Taça de Angola, marcada para cinco dias depois.
A direcção da Federação ainda não apresentou os demais integrantes da equipa técnica.
O treinador tem passagem pelas selecções de El Salvador (1994-1995), México (2010-2013) e Egipto (2014- 2015).
Trata-se do segundo espanhol a orientar a selecção de Angola, depois de Moncho Lopes tê-lo feito no Campeonato Africano decorrido em 2015, na Tunísia.
Já trabalharam com a selecção, 11 vezes campeã africana, os técnicos Mario Palma, Victorino Cunha, Vlademiro Romero, Paulo Macedo, Carlos Dinis, Alberto de Carvalho” Ginguba”, Jaime Covilhã, Luís Magalhães, Michel Gomez, Moncho Lopez, William Voigt e José Neto.
Por outro lado, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) anunciou antecipadamente, nesta quarta-feira, os jogadores que evoluem no exterior do país que farão parte da selecção nacional, visando o torneio pré-olímpico e Campeonato Africano este ano.
Trata-se de Bruno Fernando, Silvio de Sousa, Rifen Miguel, Selton Miguel, Erick Amândio, Valdir Victoriano (EUA) e Yanick Moreira (Grécia), todos chegam ao país no dia 15 de Maio.
Segundo o presidente da Federação, José Moniz Silva, que prestou tais informações, os atletas que evoluem em Angola serão convocados dia 25 de Maio, devendo os trbalhos terem início logo em seguida.
O responsável disse que o principal objectivo de Angola é a conquista do Campeonato Africano, de 17 a 29 de Agosto, em Yaoundé (Camarões).
Antes, de 29 de Junho a 4 de Julho, os hendecas campeões continentais disputam o torneio pré-Olímpico em Kaunas (Lituânia), qualificativo aos Jogos Olímpicos em Agosto, em Tóquio (Japão), prova com hipóteses remotas.
José Moniz Silva indicou que na primeira fase serão pré-convocados 30 jogadores entre experientes e jovens das equipas que disputaram o recem terminado campeonato nacional e cadastrados em base de dados.
A preparação inicia a 1 de Junho e cinco dias depois o conjunto segue para Barcelona (Espanha) em estágio.
No entanto, os jogadores do Petro de Luanda se juntarão ao grupo de trabalho após participação na Liga Africana de Clubes, a decorrer de 16 a 30 de Maio em Kigali (Ruanda).
Angola soma onze títulos africanos conquistados em 1989, 1992, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2013.