A Governadora da província de Luanda, Joana Lina, visitou hoje a Zona Económica Especial Luanda-Bengo, no âmbito de um conjunto de visitas efectuadas ao município de Viana, incluindo no Pólo Industrial de Viana (PIV) foram constatados os projectos desenvolvidos naquele perímetro industrial, bem como as preocupações daquela Zona e dos seus Empresários, num evento que teve como objectivo principal avaliar as potencialidades existentes na ZEE e aumentar as sinergias de trabalho entre a ZEE e o Governo da província de Luanda, principalmente no que tange a assuntos administrativos que afetam os empresários e que são lidados directamente com a Administração do Município de Viana.
Na ocasião, Joana Lina reiterou a preocupação dominante de S. Exa. Presidente da República relativamente à melhoria do ambiente de negócios no País e garantiu “trabalho, cooperação e a máxima abertura” para que as coisas aconteçam, é o que os empresários que investem naquele município podem esperar do Governo de Luanda. “Se Viana é onde podemos destacar como principal Pólo de Desenvolvimento Industrial então, as autoridades locais têm de estar preparadas também para participar e emprestar a sua cota parte nesta melhoria do ambiente de negócios”, disse a Governante.
Todas as questões colocadas pelos empresários da ZEE e do PIV, segundo Joana Lina, encontram-se ao alcance de serem solucionadas basta estar organizados, exprimiu.
Já para o Eng.º. António Henriques da Silva PCA da ZEE, afirmou ter sido uma visita positiva. Tivemos a oportunidade de mostrar a Sra. Governadora o que é que está a acontecer na Zona Económica Especial e demonstrar mais uma vez a importância e o papel das sinergias que podem ser criadas entre a ZEE e os munícipes de Viana, que é no fundo o espaço em que a ZEE está”
Na Zona Económica Especial a delegação visitou três unidades industriais, pertencentes respectivamente aos ramos da agricultura, tecnologia, saúde e indústria alimentar,
Em sede da articulação institucional, foi ainda visitado o espaço que está a ser criado na ZEE com o objectivo de apoiar tanto os serviços da administração municipal de Viana como de outros serviços que com o seu apoio vão providenciar aos empresários uma melhor prestação de serviços no que toca à concretização dos seus projectos quando são necessárias licenças,autorizações, concessão de vistos, pagamentos de impostos, entre outros. “Nós queremos congregar tudo isto num espaço e certamente que com este passo que está a ser dado e contando com o apoio institucional da Sra. Governadora mais nos aproximaremos todos dum ambiente de negócios mais propício”, afirmou o PCA da ZEE.
De Lembrar, que município de Viana tem uma população aproximadamente de 3 milhões de habitantes, sendo o mais populoso da província de Luanda, em que está a nascer de forma muito significativa a indústria.