ANGOLA CONFIRMOU MAIS UMA CONQUISTA E TRÁS PARA CASA O 14º TÍTULO AFRICANO DE ANDEBOL.

166

A selecção angolana sénior feminina de andebol conquistou, esta sexta-feira, o seu 14º campeonato africano da modalidade, ao derrotar os Camarões, por 25-15, na final da 24ª edição da prova.

Em pleno Palácio dos Desportos de Yaoundé, Angola sofreu o primeiro golo, mas a situação não inibiu as comandadas de Filipe Cruz , que ao intervalo tinham já vantagem de sete golos (14-7).
O conjunto nacional experimentou dificuldades apenas nos momentos iniciais, altura em que parou de marcar e fez quatro golos em cinco minutos, permitindo à equipa adversária equilibrar com números apertados (4-3 e 5-3), dando a falsa ideia de que seria possível às anfitriãs alcançar o seu primeiro título continental.
Mas, para o seu desalento, Albertina Cassoma, Natália Bernardo, Isabel Guialo, Wuta Dombaxi e companheiras acertaram o jogo ofensivo, “carregaram no acelerador” e, em meio a alguns falhanços, ajudaram a alargar o resultado sem dar margens para uma eventual recuperação.
Na etapa complementar, evidenciou-se a determinação e entrega do grupo de tal forma, ao ponto de “transformar” aquele que se julgava ser o jogo mais difícil em um dos mais fáceis de Angola no campeonato, com excepção da goleada (39-14) aplicada a Cabo Verde na jornada inaugural.
A selecção foi superior em quase todos os aspectos do jogo e não teve problemas para, uma vez mais, “vergar” as camaronesas na segunda final entre ambas, depois da decisão em 2004, no campeonato do Egipto, ganho pelo “sete” nacional (31-20).
Aliás, Angola fez o pleno na competição, ao começar pela similar cabo-verdiana (39-14) e Congo Brazaville (29-24), na fase de grupos. Seguiram-se, nos quartos-de-final, a República Democrática do Congo (29-20) e, nas meias-finais, a Tunísia, por 27-23, no desafio mais apertado, após prolongamento.
Natália Bernardo foi a melhor marcadora da equipa nacional com cinco golos, seguida de Azenaide Carlos com quatro e Magda Cazanga com três.
Ainda hoje, a selecção tunisina venceu o Congo Brazaville, por 22-17, e ocupou o terceiro lugar.
As quatro primeiras classificada representam o continente africano no Mundial da modalidade, previsto para Dezembro próximo na Espanha.
Eis a classificação:
1.ANGOLA
2.Camarões
3.Tunísia
4.Congo Brazaville
5.Senegal
6.RD Congo
7.Guiné Conacry
8.Nigéria
9.Cabo Verde
10.Quénia
11.Madagáscar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here