ITÁLIA IMBATÍVEL A 13 JOGOS CONSECUTIVOS ENCARA A ÁUSTRIA HABITUAL “CLIENTE” DOS AZURRI.

124

O Itália-Áustria será o segundo jogo dos oitavos de final do Euro’2020. Está marcado para sábado, às 20h00
Em contraste com o primeiro jogo do dia, a Itália vai entrar em campo em Wembley como grande favorita para o duelo com a Áustria.
Os “azzurri” não perderam nenhum dos últimos 13 embates entre os dois países, uma invencibilidade que remonta a 1962, e venceram os quatro duelos em Campeonatos do Mundo. Se juntarmos o facto de estarem numa série de vitórias recorde, é difícil não atribuir o favoritismo à equipa de Roberto Mancini.
A Áustria, porém, também tem vindo a elevar a fasquia. Chegou a esta edição sem qualquer vitória em fases finais, mas agora já tem duas e mostrou qualidade nos triunfos sobre a Macedónia do Norte e a Ucrânia. “Já conseguimos algo histórico, por que não continuar?” Questionou o médio Florian Grillitsch.
Dado estatístico: A Itália venceu os últimos 11 desafios sem sofrer golos e não perde há 30 jogos. A Áustria marcou apenas um golo nas fases finais de 2008 e de 2016, mas já marcou por quatro vezes no EURO 2020.
Ponto de situação
Nenhuma equipa impressionou mais na fase de grupos do que a Itália, vencedora do Grupo A e apurada com vitórias seguidas por 3-0 sobre a Turquia e a Suíça antes de aumentar a sua série de triunfos para 11 jogos – todos sem sofrer golos – ao derrotar o País de Gales, por 1-0. Como tal, os italianos esperam continuar a senda no Estádio de Wembley.
A Áustria teve momentos de contraste nos dois primeiros jogos no Grupo C: vitória confortável por 3-1 sobre a Macedónia do Norte, seguida de uma derrota por 2-0 frente aos Países Baixos. No entanto, os austríacos reservaram a melhor exibição para quando realmente precisaram, ao dominarem a Ucrânia e somarem os três pontos graças ao golo solitário de Christoph Baumgartner. Será, pois, necessária uma exibição neste encontro.
Encontros anteriores
• A Áustria venceu 12 dos 36 jogos anteriores frente a Itália, embora não vença desde o triunfo por 2-1 num amigável em Nápoles, em Dezembro de 1960; o seu recorde contra os Azzurri é de E3 D10.
• O último jogo entre ambas as equipas, um amigável em Nice em Agosto de 2008, terminou com um empate 2-2. Os golos na primeira parte dos austríacos Emanuel Pogatetz (14) e Marc Janko (39) obtiveram resposta de Alberto Gilardino (45 + 1) e um auto-golo de Ramazan Özcan (67).
• Este é apenas o terceiro encontro das equipas no EURO; A Itália venceu por 2-1 em Viena antes de um empate 2-2 em Roma, nas qualificação para o Campeonato da Europa de 1972. A Itália saiu do grupo com a Áustria, vice-campeã, eliminada, mas perdeu ante a Bélgica nos quartos-de-final, a duas mãos.
• As equipas mediram forças em quatro Campeonatos do Mundo. A Itália venceu por 1-0 nas meias-finais de 1934 a caminho de conquistar o troféu, e também triunfou na fase de grupos em 1978 e 1990 – ambas por 1-0 – e, no último jogo oficial entre os dois países, 2-1 no França ’98.
Onzes provaveis:
Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Acerbi, Spinazzola; Barella, Jorginho, Locatelli; Berardi, Immobile, Insigne
Áustria: Bachmann; Lainer, Dragović, Hinteregger, Alaba; Laimer, Grillitsch, X. Schlager; Sabitzer, Baumgartner; Arnautović

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here