A selecção sénior feminina de andebol continua a celebrar a conquista do 14° título africano, e nesta terça feira foi homenageada pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
O acto decorreu , numa unidade hoteleira na Ilha de Luanda e contou com a presença da Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Dra Faustina Fernandes Inglês De Almeida Alves e do presidente da Federação Angolana de Andebol, José Joaquim Do Amaral e Silva Júnior.
Depois da recepção no dia em que as campeãs regressaram dos Camarões, acto realizado no mausoléu Dr. Agostinho Neto, presidido pela Ministra de Estado para a área social, Carolina Cerqueira, em representação do Chefe de Estado João Manuel Gonçalves Lourenço, outro momentos se têm registado no quadro das homenagens de várias instituições e entidades.
O partido MPLA, brindou ás campeãs com uma homenagem simbólica em que a Vice Presidente Luísa Damião foi a anfitriã, tendo no seu discurso destacado mais esta conquista para o País.
“Estamos aqui hoje para, mais uma vez, prestar uma singela homenagem à capacidade de resiliência das meninas de ouro do nosso andebol, do Ministério da Juventude e Desporto, da Federação Angolana de Andebol, da Equipa Técnica e todos os que contribuíram para este feito “ disse a Vice presidente do Partido, MPLA.
Luísa Damião, prosseguiu dizendo: “ A seleccão nacional sénior feminina de andebol constitui um caso de estudo. Mesmo contra todas as expectativas derivadas da crise económica e financeira que o nosso país enfrenta, as nossas bravas heroínas mostraram-nos que é preciso sempre acreditar no sucesso e seguir em frente, vislumbrando mesmo em cada derrota uma oportunidade de vencer na próxima estação da vida “.
“ Na verdade, a história da seleccão nacional sénior feminina de andebol é uma história de sacrifícios e de superação, provando que muito mais importante do que uma vitória ou uma derrota é a pessoa humana que se constrói nesta fascinante aventura que é o mundo do desporto “.
Num discurso emotivo, a vice Presidente do maioritário referiu também : “Hoje fora dos campos, muitas das ex-atletas prestam o seu melhor contributo nos mais diversos sectores da vida nacional: são deputadas e médicas, são professoras e advogadas, estão ligadas ao associativismo, enfim são boas esposas e boas cidadãs “.
“O andebol feminino em Angola é uma boa escola de virtudes. Vocês são a prova evidente de que as mulheres angolanas por excelência são determinadas, dedicadas, lutadoras e por isso mesmo grandes vencedoras, conquistando, palmo a palmo, o espaço que por direito lhes está reservado na sociedade”.
Caríssimas campeãs africanas!
“Vocês são, de facto, motivo de muito orgulho e fonte de inspiração para as presentes e futuras gerações de angolanos. Vocês constituem já um património do povo angolano. Cada uma de vocês nasceu para jogar andebol e para brilhar. Está escrito no vosso destino serem campeãs “.
“A conquista do 24o Campeonato Africano de Andebol em Yaoundé, República dos Camarões, reforça o orgulho da nossa angolanidade. São já 14 títulos que representam o espírito de vitória e sentido de entrega do nosso povo “.
“Continuem a não deixar que as dificuldades da vida, que o medo de fracassar constitua factor impeditivo da realização dos vossos sonhos. Apesar das agruras da vida, mantenham sempre viva a chama da vossa esperança. Esforcem-se ao máximo para que os vossos sonhos se tornem realidade. Façam da vida uma oportunidade de conquistas diárias”.
Passagens do discurso da vice Presidente do MPLA, Luísa Damião, no acto de homenagem a delegação que conquistou o 14º título africano de andebol sénior feminino.