A selecção nacional sénior feminina de andebol empatou esta segunda-feira com a Coreia do Sul a 31 golos, e fica de fora dos quartos-de-final do torneio dos Jogos Olímpicos, que decorrem em Tóquio (Japão).
As coreanas beneficiam da vantagem de golos marcados e sofridos no cômputo geral.
Ao intervalo, Angola vencia por diferença mínima de 17-16, em jogo totalmente equilibrado referente à 5ª e última jornada do grupo A.
Assim, passam à outra fase, a Coreia do Sul, Montenegro, Noruega e Holanda.
O desafio, marcado por sucessivas desqualificações de dois minutos fora da quadra, falhas na defesa e no ataque, a selecção até foi resiliente e teve a vitória nas mãos no derradeiro minuto, mas Natália e Isabel Guialo defraudaram.
A primeira falhou o ataque rematando contra o corpo da guarda-redes contrária e, no contra-ataque, a Coreia do Sul igualou (31-31) com menos de um minuto para o fim do embate.
Com posse de bola, as campeãs africanas beneficiaram de um livre dos sete metros nos últimos segundos, mas Isabel Guialo, a melhor marcadora da partida com 8 golos, folhou.
Isabel Guialo, Natália Bernardo e Albertina Cassoma, esta última muito fustigada pelas adversárias, não foram capazes de liderar o conjunto ao necessário triunfo e nem mesmo as defesas importantes de Helena Sousa ajudou, tal como na vitória no encontro anterior frente ao Japão (28-25).
Angola esteve quase sempre à frente do marcador, ainda que com diferença não superior a dois golos, mas falha assim o objectivo de passar aos quartos-de-final e ficar entre as oito melhores selecções do mundo, como sucedeu na edição de 2016, no Rio de Janeiro.
Além da vitória contra o Japão (28-25) e do empate diante da Coreia do Sul (31-31), as pérolas de África perderam com Montenegro (21-30), com a Holanda (28-37) e com a Noruega (22-33).