BASQUETEBOL ANGOLANO PERDEU O 1º CAPITÃO DA SELECÇÃO NACIONAL SÉNIOR MASCULINA.

191

O basquetebol nacional perdeu o seu primeiro capitão da seleção nacional. O António Toy Guimarães nº 5 na fotografia onde despontam Carlos Cunha 12, Mário Octávio ,14 (também falecido), Gustavo Conceição, 13 e Fernando Barbosa 11.

Irmão mais velho do José Carlos Guimarães, foi Poste do Luanda e Capitão da selecção de basquete. Fino a jogar basquete, “Toy” era técnico de manutenção da TAAG.
António Guimarães foi um exímio atleta tendo feito parte daquela geração que “segurou “a modalidade após o alcance da nossa independência. No tempo colonial representou o Benfica de Luanda, pelo qual foi campeão de Angola por duas vezes e seguidamente mudou-se para Futebol Clube de Luanda, preservando, entretanto, a sua estrela de campeão pois voltou a ganhar dois títulos. Após a independência jogou pelo Futebol Clube de Luanda, TAAG, Sporting de Luanda e terminou o seu percurso vitorioso no Petro Atlético de Luanda.
Vestiu o manto sagrado da seleção nacional de Angola nas primeiras duas edições do afrobasket em que participamos, nomeadamente, a de Mogadíscio 1980 e no ano seguinte em Rabat

Paz à sua alma!
Que a sua alma descanse em paz

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here