CAMPEÃS AFRICANAS REGRESSAM AO PAÍS

124

Chegaram esta sexta-feira, 4 de Março, as belas e imponentes pérolas, de novo coroadas campeãs africanas e banhadas de ouro pela conquista do nono título continental, concretizado na 28.ª edição da prova que decorreu de 17 a 27 de Fevereiro, em conacri.

Depois de aterrarem e desembarcarem no aeroporto internacional 4 Fevereiro, a comitiva percorreu em carreata por algumas artérias da cidade capital, num veículo panorâmico. A passagem, as campeãs foram brindadas com aplausos de citadinos

Na baía de Luanda  decorreu a cerimónia final, orientada pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Silva do Sacramento Neto. No seu discurso, disse que, “o trabalho é colectivo e a responsabilidade é das instituições “.

A titular da pasta da Juventude e Desportos acrescentou que “se todos cumprirem com as suas responsabilidade , a custa de trabalho organizado, espírito de equipa e esforço individual, o andebol de formação vai continuar a dominar o continente por longos anos”.

A ministra reiterou na ocasião que “o governo está disponível  para acompanhar o desenvolvimento das carreiras das campeãs, congratulando-as, posteriormente. Finalizou a sua intervenção, deixando uma mensagem de coragem às “pequenas pérolas”.

Por seu turno, José Aamaral Júnior “Maninho“, presidente da federação angolana de andebol,expressou a sua felicidade pela conquista de mais um título africano na categoria e falou dos esforços feito pela instituição para tornar possível a conquista. Igualmente, prometeu continuar trabalhar para desenvolver o andebol nacional

Para o treinador José Terça Chuma, a meta foi cumprida, apesar de ter sido o campeonato africano junior feminino mais equilibrado é melhor disputado dos  últimos anos.

Em representação das pequenas pérolas, Stelvia Pascoal, capitã da equipa nacional, destacou a conquista e manifestou o desejo de que a mesma sirva de inspiração para outras gerações.

Para Stelvia Pascoal, o que esteve na base da conquista do título foi a união da equipa e a comunicação dentro do grupo.

o acto foi ainda prestigiado pela ministra da Educação, Luísa Grilo, e o pelo vice-presidente da Confederação Africana de Andebol (CAHB), Pedro Godinho.

Angola alcançou o nono título africano da categoria, ao vencer, sábado último, o Egipto, por 19-18, na final do 28.º campeonato.

Antes, o país conquistara a prova nas edições de 1998, 2004, 2006, 2009, todas na Cotê d’Ivoire, em 2000 (Tunísia), 2013 (Congo), 2015 e 2017, ambas no Quênia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here