A Selecção angolana deslocou-se à Gâmbia e foi derrotada por 1-0 num jogo a contar para a quinta jornada da fase de grupos de apuramento para o Campeonato Africano das Nações de futebol.
Os pupilos do seleccionador de Angola, Pedro Gonçalves, não conseguiram marcar, e acabaram por sofrer um tento aos 62 minutos, apontado pelo avançado Assan Ceesay.
A Gâmbia venceu por 1-0 a Selecção angolana.
O grupo D é actualmente liderado pelo Gabão e pela Gâmbia, ambos com 10 pontos, sendo que estas duas selecções estão apuradas para o CAN-2022.
De notar que os gaboneses derrotaram por 3-0 a República Democrática do Congo.
A RDC, eliminada, ocupa o terceiro lugar com seis pontos, enquanto Angola está na última posição com um ponto.
A uma jornada do fim do apuramento, os Palancas Negras estão fora da corrida ao apuramento para o CAN-2022.
Recorde-se que a selecção angolana perdeu o primeiro jogo por 1-3 frente à Gâmbia, foi derrotada pelo Gabão por 2-1 na segunda jornada, e empatou sem golos na deslocação à República Democrática do Congo. Na quarta jornada, em Luanda, Angola perdeu por 0-1 frente à RDC.
Na sexta e última jornada, Angola recebe o Gabão a 29 de Março de 2021, isto enquanto a Gâmbia se desloca à RDC.
Outros lusófonos
A Selecção moçambicana de futebol perdeu pontos na corrida ao apuramento para o CAN-2022, saindo derrotada do confronto frente ao Ruanda por 1-0.
Moçambique no último lugar com Cabo Verde
Os ‘Mambas’ deslocaram-se ao Ruanda e perderam por 1-0 com o único tento a ser apontado pelo avançado ruandês de 20 anos, Lague Byiringiro.
O golo foi marcado aos 69 minutos num contra-ataque que foi concluído com um remate de fora da área de Lague Byiringiro.
Esse momento do jogo acabou por ser decisivo no resultado final. Os ruandeses venceram por 1-0 e subiram ao segundo lugar no Grupo F com cinco pontos, logo atrás dos Camarões que têm 10, isto com um jogo em atraso.
Cabo Verde defronta a 26 de Março, em território cabo-verdiano, os Camarões. De notar que na última jornada, a 30 de Março, os Tubarões Azuis deslocam-se a Moçambique, enquanto os camaroneses recebem o Ruanda.
No grupo F apenas um lugar é qualificativo para o CAN visto que os Camarões, país anfitrião, já estão apurados.
São Tomé e Príncipe perdeu pela 5ª vez
A Selecção são-tomense perdeu em casa por 0-2 frente ao Sudão. Os tentos do encontro foram apontados por Mohamed Abdel Rahman e por Saif Eldin Terry.
É a quinta derrota consecutiva em cinco jogos para São Tomé e Príncipe na fase de apuramento para o CAN-2022.
A Selecção dos Falcões e Papagaios continua no último lugar no Grupo C, sem nenhum ponto, enquanto que Sudão, Gana e África do Sul partilham o primeiro lugar com 9 pontos. De referir que na quinta-feira 25 de Março, os sul-africanos recebem os ganeses.
Na última jornada, a 28 de Março, São Tomé e Príncipe desloca-se ao Gana, enquanto o Sudão recebe a África do Sul.
A Selecção são-tomense já está arredada do apuramento.
No Grupo I, a Guiné-Bissau desloca-se ao terreno de Essuatíni, antiga Suazilândia, a 26 de Março num jogo a contar para a quinta jornada.
Os ‘Djurtus’ ocupam actualmente o terceiro lugar com 3 pontos, a quatro do Congo Brazzaville e a nove do Senegal, equipa já apurada.
Os guineenses têm de vencer Essuatíni, bem como derrotar os congoleses na última jornada para tentar alcançar o apuramento, no entanto os pupilos de Baciro Candé terão de esperar que o Congo Brazzaville percam pontos nessa luta pelo segundo lugar no grupo.