COM DOIS JOGADORES FORMADOS NA ESCOLA DO ZANGO OS PALANCAS NEGRAS CONCENTRAM-SE PARA OS COMPRIMISSOS COM A GÂMBIA E GABÃO RUMO AO CAN 2021

112

Segundo apuramos o extremo Pica de 20 anos, que actua no Petro de Luanda, foi á última hora, convocado para integrar a convocatória dos Palancas Negras, visando o duplo compromisso de Qualificação ao CAN 2021.
Formado na Escola de Futebol do Zango, Picas, tem sido um dos destaques da formação tricolor do catetão, tendo nesta temporada 5 golos apontados no presente Girabola.
Segundo apurou a TV BELAS outro jogador formado na mesma escola sob batuta do professor e empreendedor desportivo “TI NANDINHO” esta a caminho de Luanda para integrar a convocatória.
Trata-se de Loide António Augusto, médio atacante de 21 anos que actua na equipa B do Sporting de Portugal, tendo já feito algumas aparições nas convocatórias da equipa principal leonina que lídera a 1ª liga.
O atleta ingressou naquela escola com 11 anos tendo sido levado para à Academia de Alcochete em 2018.
Entretanto Segundo o Angosport Magazine o avançado angolano de 27 anos que actua ao serviço do Leeds United da Inglaterra HÉLDER COSTA , uma das novidades na convocatória fez por meio de uma mensagem publicada na sua rede social, , revelou sentir-se feliz em optar por representar os Palancas Negras.
«A minha escolha é Angola. Recebi três chamadas da selecção de Portugal, mas disse-lhes que precisava de me introspectar sobre o que quero».
«Sou angolano e nasci em África, Luanda, Angola. Mudamo-nos para Portugal quando eu era muito jovem. Aos 10 anos comecei a frequentar o futebol na Academia do Benfica, joguei por Portugal em todos os níveis sub-16 e sub-21, e tive um jogo com a selecção sénior em que marquei, mas muito afortunado para mim não foi um jogo oficial. Então FIFA declarou-me elegível para representar o país da minha escolha», contou.
«A minha escolha é Angola. Recebi três chamadas da selecção de Portugal, mas disse-lhes que precisava de pensar sobre o que quero. Tomei uma decisão para o meu próprio país por onde nasci», disse.
«Não conseguia dormir bem e não conseguia descansar com sentimento de que traí a minha terra natal. A situação de pobreza afastou-nos, e é por isso que quero mostrar-lhes que não é culpa deles que parti para a Europa muito jovem. Estávamos à procura de uma vida de melhor de qualidade», finalizou.
De lembrar que, para ser convocado pelos Palancas Negras, Hélder Costa beneficiou da nova regra da FIFA chamada “Emenda Munir”, que permite aos jogadores que disputaram até 3 partidas oficiais, ou não, por uma seleção, desde que não seja numa competição oficial e depois de se passarem 3 anos, poder optar futuramente em jogar pela seleção de um outro país.
Segundo ainda o Angosport Magazine o atacante angolano Mbala zola de 25 anos , que actua ao serviço do Spezia da Série A de Itália, não descarta a possibilidade de poder representar os Palancas Negras.
Em entrevista concedida ao Canal+Sport, “Mbala Nzola” ,deixou em aberto, a possibilidade de poder representar a seleção Nacional de Angola.
“Eu nasci em Buco Zau, apesar de não ter vivido muito tempo em Angola, pois fui logo para França. Mas ainda assim, desejo representar os palancas negras. Angola é o meu país, e é algo que eu gostaria de descobrir,” – expressou
“Acompanho um pouco, e sei que neste momento as coisas não estão a correr muito bem, mas se poder haver uma nova geração para ajudar a selecção a se levantar, e a fazer grandes coisas, gostaria muito de fazer parte desta geração”, – finalizou
De lembrar que, “Mbala Nzola”, é uma das revelações nesta temporada no futebol italiano, onde já leva 9 golos e uma assistência, em 15 jogos na Série A.
Por sua vez e finalmente JEREMIE BELA COM SITUAÇÃO ADMINISTRATIVA RESOLVIDA
O avançado angolano que actua ao serviço do Birmingham City (Inglaterra), está finalmente apto para poder representar os Palancas Negras em jogos oficiais.
Impedido de jogar no duplo compromisso anterior, nas partidas referente a 3ª e 4ª Jornadas do Grupo-D, da Fase de Qualificação ao CAN de 2021, diante da RDC, Jeremie Bela, está agora apto administrativente a fim de representar os Palancas Negras em jogos oficiais.
A informação foi avançada pelo selecionador Nacional, Pedro Gonçalves, a quando da divulgação da Convocatória da Seleção Nacional, tendo o treinador Português anunciado uma lista de 30 jogadores que poderá sofrer alterações em função das indisponibilidades administrativas ou médicas.
Eis os convocados:

Guarda-redes:
António Dominique (Petro de Luanda), Hugo Marques (Farense/Portugal), Ricardo Batista (Casa Pia/Portugal) e Teodoro Tchissingui (Recreativo da Caála do Huambo).
Defesas:Bastos (Al Ain/Arábia Saudita), Matwila (Petro de Luanda), Kialonga Gaspar (Sagrada Esperança), Nuriu Fortuna (Gent/Bélgica), Payzo (1º de Agosto), Jonathan Buatu (Sint-Truiden/Bélgica), Joaquim Balanga (Interclube), Mukoni Lourenço (Club Brugge/Bélgica), Diogenes (Petro) e Anderson Lucoqui (Arminia Bielefeld/Alemanha).
Médios:Fredy (Antalyaspor/Turquia), Anderson da Cruz (Rio Ave/Portugal), Giovani Bamba (Stade Lausane/Suíça), Herinilson (1º de Agosto), Show (Boavista/Portugal), Mário Balbúrdia (1º de Agosto) e Valdemiro Lameira (National Bank/Egipto).
Avançados:
Fábio Abreu (Al-Batin/Arábia Saudita), Hélder Costa (Leeds United/Inglaterra), Geraldo (Ankaragucu/Turquia), Mankoka Afonso “Benarfa” (FC Bravos do Maquis), Ary Papel (Ismaily/Egipto), M’Bala Nzola (Spezia/Itália), Vladmiro Félix “Vá” (Pafas/Chipre), Jeremie Bela (Birminghan/Inglaterra) e Gelson Dala (Rio Ave/Portugal).

Angola , defronta no próximo dia 25 de Março, a Gambia , em Banjul, e no dia 29 , recebe a sua similar do Gabão, em Luanda, em jogos referente a 5ª e 6ª Jornadas do Grupo-C, de Qualificação ao CAN 2021.
A Gâmbia lidera o grupo com sete pontos, os mesmos que o Gabão em segundo. A RDC ocupa a terceira posição com seis e Angola é a última com um ponto.
Em função da classificação, a selecção nacional dependerá de terceiros para qualificar-se ao evento continental, ainda que vença estes dois desafios. O Campeonato Africano das Nações estava previsto para 2021, mas devido à Covid -19 a CAF adiou para o ano seguinte, no mesmo país

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here