Em Wembley, a seleção dos três leões bateu os rivais germânicos por 2-0, Inglaterra, que tem como melhor registo dois terceiros lugares, qualificou-se este terça-feira para os quartos de final do Euro’2020, ao vencer a tricampeã Alemanha.
Raheem Sterling, aos 75, desbloqueou o marcador a precisos 15 minutos do fim, após assistência de Shaw. Aos 86 minutos, e já depois de Muller ter falhado na cara de Pickford, Jack Grealish assistiu Kane para o 2-0 final da formação inglesa, que vingou o desaire nas meias-finais de 1996, no mesmo palco, então num desempate por penáltis em que só o atual selecionador Gareth Southgate falhou.
Na conferència de imprensa o selecionador alemão Joachim Low despediu-se da seleção: após quinze anos a trabalhar na Federação Alemã, o treinador confessou que sente o coração apertado, sobretudo por sair desta forma, após ser eliminado nos oitavos de final de uma competição, frente a um grande rival como é a Inglaterra.
«Ao longo destes 15 anos muitas coisas boas nos aconteceram. Crescemos como equipa e pudemos formar uma seleção jovem que venceu o Mundial. Existem laços muito fortes, mas também houve problemas. O que vai ficar são todos os momentos, todas as vitórias, todas as derrotas e todas as lições que aprendi com aqueles que me rodearam», começou por dizer.
«Agora, no presente, o que resta é a deceção, e não é algo que vão ser esquecido rapidamente. Quero agradecer a todos que passaram pela seleção ao longo destes quinze anos.»
Recorde-se que, depois de vencer o Mundial 2014 e de chegar às meias-finais do Euro 2016, a Alemanha somou decepções no Mundial 2018 (não passou da fase de grupos) e no Euro 2020 (afastado nos oitavos de final). Por isso Joachim Low diz que já devia ter saído mais cedo.
Joacim Low deixa, de resto, todas as possibilidades em aberto para o futuro, mas diz que nesta altura o mais provável é que opte por parar e descansar.
«Ainda não tomei uma decisão, vou fê-lo nos próximos dias, mas talvez, passados 15 anos, me faça bem dar um passo atrás. Vai ajudar-me a melhorar, mas o futuro dirá. Logo veremos.»
Nos quartos de final, a Inglaterra vai medir forças com a Ucrânia, num encontro marcado para sábado, pelas 21h00 locais (20h00 emAngola), no Estádio Olímpico de Roma, em Itália.