ITÁLIA VENCE INGLATERRA NOS PENÁLTIS E É CAMPEÃ EUROPEIA DESTRONANDO PORTUGAL.

112

Não foi desta que a Inglaterra sorriu e levantou um título Europeu de futebol.

Itália é campeã europeia pela segunda vez na história, voltando a festejar um Europeu 53 anos depois. Na final, os italianos bateram Inglaterra (foi apenas a segunda final de um Euro decidida nos penáltis em toda a história) nas grandes penalidades, após empate a um golo ter durado durante os 90 minutos e o prolongamento.
Em Wembley, a seleção de Gareth Southgate não poderia ter desejado melhor início e aos dois minutos de jogo já vencia. Cruzamento de Kieran Trippier encontrou Luke Shaw ao segundo poste, com o lateral-esquerdo do Manchester United a desferir remate de primeira para o fundo da baliza.
Daí em diante, o jogo pautou-se pelo equilíbrio e Itália só tomou conta do jogo a partir dos 55’, altura em que Roberto Mancini mexeu. Cinco minutos volvidos, após pontapé de canto, Leonardo Bonucci aproveitou uma defesa de Pickford para o poste para, à boca da baliza, empurrar para o 1-1.
Apesar da supremacia azzurri, o empate arrastou-se até às grandes penalidades, onde a equipa de Roberto Mancini foi mais feliz. Andrea Belotti e Jorginho falharam para os italianos, mas Jadon Sancho, Marcus Rashford (ambos haviam entrado só para baterem os penáltis) não fizeram melhor. O vilão acabou por ser Bukayo Saka, que permitiu a defesa a Donnarumma para Itália fazer a festa.
Enquanto isso, Gianluigi Donnarumma foi eleito o melhor jogador do Euro 2020.O guarda-redes da seleção italiana, que foi fundamental no triunfo da equipa, ganhou a corrida ao prémio individual mais cobiçado do Euro 2020 e recebeu a distinção logo após a final das mãos de Ceferín, presidente da UEFA.
Entretanto, aos 36 anos, Ronaldo tornou-se no jogador mais velho a tornar-se no melhor marcador de um Campeonato da Europa. O capitão da Seleção Nacional é mesmo o primeiro trintão a conseguir este feito.
O recorde anterior pertencia a Michel Platini que, em 1984, tinha apontado nove golos com 29 anos e um mês de idade.
Recorde-se que Cristiano Ronaldo é, também, o melhor marcador da história dos Europeus, com 14 golos. O avançado português supera, também, neste parâmetro Platini, que detinha o anterior recorde com nove tentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here