O Petro de Luanda figura no grupo B da Liga Africana de Basquetebol (BAL League), a disputar-se de 16 a 30 de Maio, na cidade ruandesa de Kigali.
Catorze vezes campeã nacional, a formação “tricolor” vai cruzar com As Salé do Marrocos (hexacampeão marroquino), As Police do Mali (tricampeão maliano), e FAP dos Camarões (detentora do título camaronês, equipa orientada por Lazare Adingono, técnico despedido da formação “petrolífera” em 2020.
A equipa tricolor, que está concentrada em “bolha” no Dream Space, segue viagem para Kigali no próximo dia 03, devendo os 12 atletas serem anunciados nos próximos dias.
As equipas participantes estão divididas em três grupos de quatro cada. Qualificam-se para os quartos-de-final os dois primeiros classificados e os dois melhores terceiros.
Eis os grupos:
Grupo A
GNBC do Madagascar
Patriots do Rwanda
River Hoopers da Nigéria
US Monastir da Tunísia
Grupo B
Petro de Luanda (ANGOLA)
As Salé do Marrocos
AS Police do Malí
FAP dos Camarões
Grupo C
Ferroviário de Maputo (Moçambique)
AS Douane do Senegal
Zamalek do Egipto
GSP da ArgéliaO
rganizada pela NBA, em parceria com a FIBA-ÁFRICA, a BAL visa dar mais competitividade as equipas africanas, pelo que obrigatoriamente todos os participantes devem contar, entre os 12 jogadores, com oito nacionais e apenas quatro estrangeiros, sendo que dois destes devem ser africanos.
O vencedor vai receber um prémio de USD 150 mil, o segundo 75 mil, o terceiro 55 mil e o quarto 25 mil.