Superliga Europeia: Tribunal de Madrid com medidas cautelares contra a UEFA, FIFA e Federações enquanto Premier League e clubes rejeitam a prova.

121

Ás medidas visam impedir ações da FIFA, UEFA e de todas as suas federações ou Ligas associadas que “condicionem de qualquer maneira, direta ou indireta, o avanço da Superliga”.

O tribunal do comércio de Madrid determinou esta 3ªfeira medidas cautelares para impedir qualquer ação que inviabilize a Superliga europeia de futebol, informou a agência EFE.
As medidas cautelares visam impedir ações da FIFA, UEFA e todas as suas federações ou ligas associadas que “proíbam, restrinjam, limitem ou condicionem de qualquer maneira, direta ou indiretamente, o avanço da Superliga”.
Da mesma forma, segundo a EFE, o tribunal proíbe que se adotem “quaisquer medidas sancionatórias ou disciplinares contras os clubes participantes [na Superliga europeia], os seus jogadores ou dirigentes”.
No domingo, 18 de abril, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.
A competição vai ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores – apesar de só terem sido revelados 12 – e outros cinco, qualificados anualmente.
A UEFA anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.
Entretanto, o organismo que rege o futebol europeu anunciou o alargamento da Liga dos Campeões de 32 para 36 clubes, a partir de 2024/25, numa liga única, com cinco jogos em casa e outros tantos fora.
O Bayern de Munique voltou a colocar-se contra a criação da Superliga Europeia, anunciada por 12 clubes no passado domingo.
Num comunicado emitido esta terça-feira, o presidente do clube, Herbert Hainer, afirma que os membros e adeptos do clubes rejeitam a ideia.
“No Bayern, o nosso desejo e objetivo é que os clubes europeus vivam a fantástica e emocional competição que é a Liga dos Campeões, e desenvolve-la juntamente com a UEFA. O Bayern diz não à Superliga”, lê-se na nota.
Também o CEO dos bávaros, Karl-Heinz Rummenigge, realçou o não do clube à nova competição, aproveitando para recordar a recente final da Liga dos Campeões, em Lisboa.
“O Bayern coloca-se ao lado da Bundesliga. Sempre foi e é um grande prazer para nós podermos jogar e representar a Alemanha na Liga dos Campeões. Lembramo-nos com alegria da nossa vitória em Lisboa na Liga dos Campeões de 2020 – ninguém se esquece de tal momento de alegria. Para o Bayern, a Liga dos Campeões é a melhor competição de clubes do mundo”, conclui.
Enquanto isso Jordan Henderson, capitão do Liverpool, convocou uma reunião de emergência com os capitães da Premier League para abordar a polémica Superliga Europeia.
O ‘Daily Mail’ adianta que foram convocados dos capitães de todos os clubes da prova inglesa, sendo esperado que o jogador dos ‘reds’ lidere a resposta dos jogadores em relação à nova competição.
A Premier League reuniu-se esta terça-feira com os 14 clubes da prova que não fazem parte da nova Superliga Europeia e com a Federação Inglesa numa reunião que tinha como único ponto de agenda esta polémica nova competição.
Os 14 clubes “rejeitaram unanimemente e vigorosamente os planos para a competição”, lê-se no comunicado emitido pela Liga Inglesa.
“A Premier League está a considerar todas as ações disponíveis para impedir que a competição progrida, além de responsabilizar os acionistas envolvidos de acordo com as suas regras”, acrescentam.
A Premier League realça ainda que irá continuar a trabalhar com adeptos, o governo britânico, a UEFA, a Federação Inglesa, a Liga Inglesa de Clubes, a Associação de Futebolistas Profissionais inglesa e a Associação de Treinadores da Liga para “proteger os interesses do jogo e apelar aos clubes envolvidos na competição proposta que terminem o seu envolvimento imediatamente”.
Por fim, a organização agradece ainda aos adeptos pelo apoio demonstrado neste assunto, uma reação “o quanto a nossa pirâmide aberta e a comunidade futebolistica significa para as pessoas”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here