A selecção angolana sénior feminina de andebol apurou-se, esta quarta-feira, à final do campeonato africano da categoria que decorre nos Camarões, ao vencer a Tunísia, por 27-23, após prolongamento.
As equipas empataram a 21 golos nos 60 minutos regulamentares e nos 10 minutos extra as comandadas de Filipe Cruz foram mais eficazes ao concretizarem seis golos, contra dois da adversária.
Foi um jogo bastante equilibrado em que a selecção angolana saiu em desvantagem para o intervalo (11-12), no Palácio dos Desportos de Yaoundé.
Na segunda parte o conjunto nacional imprimiu certa dinâmica, tendo marcado quatro golos nos primeiros sete minutos, período em que conseguiu também manter inviolável a sua baliza, e adiantou-se no placar com diferença de dois golos (14-12), mas tudo voltou a complicar-se até ao fim dos 60 minutos regulamentares que terminou em 21-21.
A ansiedade parece ter se “apossado” das atletas de ambasa as equipas na recta final, pois falharam lances sucessivos, inclusive na linha de penalte.
A adversária de Angola na sua 15ª final será os Camarões que na outra meia final venceu o Congo Brazaville 22-21.