O Villarreal venceu, esta quarta-feira, o Manchester United na final da Liga Europa, disputada em Gdansk, na Polónia. Foram os espanhóis a chegar à frente no marcador à passagem do minuto 29, por intermédio do avançado espanhol Gerard Moreno.
Os ingleses reagiram e a igualdade chegou já no segundo tempo, com o uruguaio Edinson Cavani, um dos grandes destaques da equipa na caminhada até à final, a empatar, aproveitando um ressalto de bola na grande área para bater Gerónimo Rulli.
Daí para a frente, o cansaço falou mais alto e o ritmo de jogo baixou, com o 1-1 no marcador a manter-se no final dos 90 minutos e também no prolongamento.
Na decisão nas grandes penalidades, e após uma impressionante série de 10 penáltis consecutivos marcados por ambas as equipas, David De Gea – já todos os jogadores de campo haviam batido – desperdiçou o castigo máximo e entregou o troféu ao Villarreal, que pela primeira vez na história vence uma competição europeia e garante também presença na Liga dos Campeões da próxima temporada. Nota de destaque também merecida para Unai Emery, que venceu a quarta Liga Europa da carreira em cinco finais disputadas na competição (perdeu apenas para o Chelsea enquanto treinador do Arsenal).