Namíbia Mais de três mil meninas em idade escolar engravidaram de pessoas próximas

48

Mais de três mil meninas em idade escolar engravidaram de pessoas próximas dos membros familiares, durante o bloqueio imposto pela Covid-19, de Março a Julho, noticiou o diário “The Namibian”, na edição de sexta-feira.
O Ministério da Educação, Arte e Cultura namibiano confirmou que um total de 3.323 raparigas ficaram grávidas durante este período. A maioria dessas meninas não voltou quando as escolas foram reabertas em Setembro, por causa do medo e do estigma, encurtando abruptamente o ano escolar.
A taxa de gravidez, no entanto, pode ser muito maior, já que algumas meninas abandonaram a escola sem informar às autoridades escolares o motivo. A directora executivo de Educação, Artes e Cultura, Sanet Steenkamp, ​​diz que os números são chocantes.
“É muito perturbador para mim como contabilista. Mais de 3.000 famílias foram despedaçadas e mais de três mil meninas em idade escolar foram prejudicadas, e a sua educação provavelmente será interrompida pelos homens que as engravidaram. Algumas dessas meninas podem nunca mais voltar à escola devido ao estigma ”, diz ela.
Steenkamp diz que, apesar dos esforços do ministério para prevenir a gravidez na adolescência entre os alunos, as últimas estatísticas, que incluem casos em que meninas foram engravidadas por parentes próximos, é uma questão de preocupação nacional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here