FRANCISCO PEREIRA FURTADO APELA CUMPRIMENTO RIGOROSO DO DECRETO PRESIDENCIAL SOBRE A SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA, POR PARTE DOS PARTIDOS POLÍTICOS ANGOLANOS.

85

Segundo Francisco Pereira Furtado, que falava no encontro com representantes de partidos com assento parlamentar, é necessário  redobrar as medidas de biossegurança, o cumprir e fazer cumprir as orientações das autoridades sanitárias durante a realização das suas actividades.

Francisco Pereira Furtado ressaltou que estes podem ajudar o Executivo a combater à Covid-19 ao invés de promoverem acções susceptíveis de piorarem a situação epidemiológica do país.

“Vamos todos arregaçar as mangas, unir sinergia e abrir uma nova frente contra a Covid-19, ensinar as populações de como usar as máscaras, higienização das mãos e manter o distanciamento físico”, reforçou.

O responsável lamentou o facto de os partidos políticos realizarem actividades que, no essencial, estimulam a disseminação e o alastramento do vírus, desrespeitando o Decreto Presidencial, que proíbe a realização de actos políticos com mais de 50 pessoas, em Luanda, e com mais de 100 no resto do país.

Francisco Pereira Furtado disse, por outro lado, que tem havido um grande esforço do Executivo e do Presidente da República na aquisição de mais vacinas para a imunização da população e para a criação de mais centros de testagem, vacinação em massa.

Na ocasião, o secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, disse que o seu partido vai continuar a trabalhar para que os seus militantes não voltem a desrespeitar o Decreto Presidencial, reiterando o compromisso de continuarem a ajudar neste combate.

Por sua vez, o secretário-geral da UNITA, Lazaro Kakunha, frisou que vão continuar a persuadir e a ensinar os seus militantes e os cidadãos em geral para que acatem as medidas de biossegurança.

Já o representante da CASA-CE, Alexandre Sebastião André, explicou que tem induzido os militantes e apoiantes ao uso obrigatório das máscaras, distanciamento físico, para se evitar a expansão do vírus.

O secretário-geral do PRS, Rui Miguel, saudou a iniciativa, por entender, uma vez, que os partidos políticos devem participar na acção de prevenção contra a Covid-19, bem como a fazer cumprir o Decreto Presidencial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here