UNITA Celebra 55 anos desde a sua fundação em todo país
Em função ao 55° aniversário do maior partido da oposição(UNITA), comemora hoje em todo país a data da sua fundação liderada actualmente por Adalberto Costa Júnior.
A União Nacional para Independência Total de Angola(UNITA), foi fundada aos 13 de março de 1966 na província do Moxico por Jonas Savimbi.
A província do Úige foi o palco das atenções onde decorreu a actividade central liderada por Adalberto Costa Júnior.
Adalberto Costa Júnior recordou os momentos vividos pelas diversas entidades que contribuiram para a independência de Angola.
No seu discurso, Adalberto diz que o país não precisa viver os momentos passados de 1975 e da guerra civil entre os três partidos políticos nomeadamente o MPLA, FNLA e UNITA.
O presidente do maior partido da oposição quer que os problemas das comunidades locais não podem esperar a solução proveniente de Luanda mas sim devem procurar soluções localmente onde um representante eleito pela sociedade pode responsablizar-se pelos mesmos.
As infra-estruturas devem ser criadas para que as populações vindouras possam usufluir dela, Adalberto é de opinião que a província do Úige volte a ser a mior produtora de café em grande escala como nos tempos passados.
” O MPLA aproveitou-se do período de paz para roubar os bens e riquezas do paí e também desviaram vários milhões de dólares que seriam para o benefício do povo, disse Adalberto”.
A UNITA quer maior transparência e que não sejam fraudulenta as eleições de 2022.
Adalberto terminou dizendo que deve haver facilitação na aquisição do Bilhete de identidade a todos cidadãos com a idade determinada para que participem nas eleições em 2022.