Orçada em dois milhões de dólares, a infra-estrutura hospitalar, para além de atender casos de Covid-19, vai também prestar serviços de imagiologia, hemodiálise, enfermagem, radiologia e farmacologia.
Localizado no bairro Kitana, periferia da vila do Nzeto, o novo hospital possui uma morgue, incineradora, laboratórios de análises clínicas, consultórios, armazém, central de oxigénio, central de vácuo, unidades de cuidados intensivos e intermédios, refeitório, dormitórios e uma lavandaria.
Na ocasião, a ministra Carolina Cerqueira reiterou o empenho do Executivo na melhoria das condições sociais da população.
Carolina Cerqueira anunciou a conclusão, nos próximos meses, das obras do hospital geral do Zaire, frisando que o Executivo já angariou o financiamento para o efeito, sem avançar valores.
Ao fazer as honras de casa, o governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, disse que o hospital constitui mais-valia para a província que regista casos positivos da Covid-19, tendo reiterado o apelo à população para o cumprimento das medidas de biossegurança.
À margem do acto inaugural, a ministra do Estado visitou a escola primária nº10, onde fez a entrega de material de biossegurança.
Esta é a segunda unidade sanitária para o tratamento de pacientes com Covid-19 na província do Zaire. A primeira foi inaugurada em Março último no município do Soyo.