FUNDAÇÃO BRILHANTE LEVOU AO HUAMBO PROJECTO VOTOKA, MICROCRÉDITO PARA ZUNGUEIRAS DO MUNICÍPIO DA CAÁLA.

380

120 mulheres zungueiras do município da Caála, província do Huambo, beneficiaram-se de um microcrédito avaliado em 33 mil 330 AKZ para cada uma, um gesto da Fundação Brilhante, face social do subsector diamantífero, ou seja, da ENDIAMA EP.
O evento teve lugar na sede da comuna do Cuima que acolheu também mulheres vindas da comuna da Catata e da comuna da Calenga e aconteceu no encerramento da Jornada da Mulher Africana.
O acto foi prestigiado com a presença da Governadora Provincial Lotti Nolika, coordenadora do referido projecto, que “acredita que este gesto vai contribuir na solidificação do poder aquisitivo das famílias, visto que são várias as mulheres que se dedicam à venda ambulante e buscam sustento familiar nesta actividade “.
Por seu turno, Bruno dos Santos, Diretor Geral da Fundação Brilhante, considerou que, “há a necessidade de potenciar as mulheres e prestar total apoio a elas, auxiliando o Executivo na prossecução do interesse colectivo, exortando audácia e resiliência para que outros financiamentos de natureza diversa possam ter lugar nos próximos tempos.
Enquanto isso, Joaquina Alfredo, uma das benificiárias conta com nostalgia a génese do projecto, pois anteriormente dependia de outras pessoas que a davam bens alimentícios destinados ao mercado e do qual ganhava apenas 200 a 500 Akz.
Após “travessia no deserto” a zungueira foi contemplada com o financiamento, nos dias de hoje tem um sorriso aberto, pois agora diz que consegue custear os estudos e a saúde dos filhos.
Da actividade regular, Joaquina Alfredo consegue ainda gerar excedentes, que lhe permite comprar balões de fardo e refrigerantes que comercializa no mercado da Quissala, vulgo Alemanha na capital da província.
A principal actividade das mulheres africanas varia de acordo com o contexto e a região em que vivem. Elas desempenham uma ampla gama de papéis, incluindo cuidar da família, trabalhar na agricultura, empreender negócios, participar da política e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades.
Participaram deste evento, membros do governo da província do Huambo, parceiros da empresa chinesa CR20, da Fundação Brilhante, da ADRA, autoridades tradicionais, representantes de partidos políticos com assento parlamentar, membros da sociedade civil e entidades eclesiásticas.
A comuna do Cuima tem uma população estimada em 83.93 habitantes, divididos em camponeses e pescadores, bem como pequenos comerciantes, com uma extensão territorial de 1812, 85 Km2. No cômputo geral, a Caála beneficiou-se de um crédito de 3 999 600 Akz.
A Fundação Brilhante, foi instituída em 07 de Abril de 2005, como canal único de apoio socio-cultural das comunidades.

ver imagens…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here