Segundo o portal Clube K, Um informe da Unidade Fiscal Aduaneira Aeroportuária angolana da conta da apreensão, nesta segunda-feira, 15, de USD 1.588,850 (Um Milhão e Quinhentos e oitenta em Dólares), em posse do cidadão nacional Muanga Lovis Bernardo Numbimi “Gingubinha”, momento antes do embarque do vôo ET850, da companhia aérea Ethiopian, com destino a AddIs Ababa. O cidadão em causa é casado com uma sobrinha do Presidente angolano e sócio empresarial dos filhos mais novo do antigo Presidente José Eduardo dos Santos.
Clube k adianta que, o Informe relata que no acto da abordagem, o jovem de 34 anos declarou que não tinha nada à declarar, e que depois da Revisão Física da Bagagem, foi encontrado no interior da michola de mão 1.588,850 mil Dolares Americano. indagado disse que não era dono dos valores.
O comandante da Unidade Superintendente-Chefe Moniz Manuel refere que “o facto constituí um presumível Crime de Fraude no Transporte ou Transferência de Moedas para o exterior, p.p nos termos do art° 464.° do Código Penal”
Diz ainda o informe que os valores foram apreendidos e encontram-se sob tutela da AGT. Quanto ao passageiro, o mesmo não seguiu viagem e será presente a procuradora junto do AIL, para os procedimentos que se impõe.
Numa nota que lhe é atribuída dirigida a familiares e amigos, Muanga Lovis Bernardo Numbimi, nega as acusações dizendo que “tenho estado a receber muitas mensagens de pessoas preocupadas com uma noticia falsa posta a circular sobre mim e com a intenção de manchar o meu bom nome” que considera serem “graves”.
“São acusações grave e completamente falsas, que serão encaminhadas para o fórum judicial uma vez que a pessoa que foi identificada e vai responder pelo acto”, lê-se na mensagem do jovem assegurando que “no momento oportuno irei pronunciar-me”.