Começa o Ramadão. Por todo o mundo, Muçulmanos vivem as festividades sob as restrições impostas para combater a Covid-19.
Os muçulmanos de todo o mundo dão início, ao mês Ramadão, que vai durar até ao dia 12 de maio.
O Ramadão é o nono mês do calendário islâmico. A data de celebração varia todos os anos, mas tem sempre a duração de 29 ou 30 dias. Este ano, começa esta Terça-feira, 13 de abril, e dura até 12 de maio. Neste período, os muçulmanos abstêm-se de comer, fumar ou ter relações sexuais desde o nascer do sol até ao pôr-do-sol.
Pelo segundo ano consecutivo, as festividades terão de ser contidas por causa das restrições impostas pelos vários países para combater a propagação da pandemia da Covid-19. O objetivo é evitar os erros de 2020.
Nestes 30 dias, são servidas duas refeições: “Suhur”, consumida antes do amanhecer, e “iftar”, a que quebra o jejum no final do dia. Habitualmente, estas refeições são feitas na companhia de família e amigos.
Ao contrário do que aconteceu em 2020, este ano as mesquitas estarão abertas para as orações, mas a entrada de fiéis é controlada. É, também, obrigatório o respeito pelas medidas de higiene e o distanciamento físico.
Por: Redação Tv Belas