LÍDERES JUVENIS AFRICANOS REUNIDOS PARA ANALISAR AGENDA 2063.

187

O Secretariado Nacional da JMPLA realizou, na passada quarta-feira, 26 de Maio de 2021, no Complexo Turístico Futungo II e por videoconferência, o 1º Fórum das Lideranças Juvenis Políticas Africanas.

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, presidiu a sessão de abertura do fórum, enquadrado nas comemorações do dia de África, que decorreu sob o lema: “Artes, cultura e patriotismo, alavancas para construir a África que queremos, tendo em vista a Agenda 2063”.

Na ocasião, a dirigente afirmou de forma inequívoca que, as gerações actuais de jovens africanos, políticos e apolíticos, líderes em vários segmentos, desde academia, artes, cultura e desportos, empreendedorismo e agronegócio devem inspirar-se no sacrifício abnegado dos percursores deste rico continente.

Por sua vez, Crispiniano dos Santos,  1º Secretário Nacional da JMPLA ao intervir no acto referiu que é preciso que os governos africanos invistam fortemente na sua Juventude, concedendo maiores e melhores oportunidades de  saúde, educação, segurança, emprego, e de participação na vida pública, de modo a que os jovens se transformem na alavanca para o desenvolvimento dos seus respectivos Estados.

Durante o 1º Fórum das Lideranças Juvenis Políticas Africanas, os representantes defenderam maior investimento na educação, enquanto princípio basilar do Índice de Desenvolvimento Humano.

Participaram deste 1° Fórum,  12 Organizações Juvenis de Partidos Políticos dos PALOP e da SADC, bem como representantes do Conselho de Jovens da SADC, da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) e da União Internacional da Juventude Socialista (IUSY).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here