SÍLVIA LUTUCUTA, REITERA APELO PARA VACINAÇÃO.

82

Segundo a ministra, que falava em conferência de imprensa, a vacina contra a Covid-19 é o meio mais eficaz e seguro para a prevenção contra a pandemia que diariamente provoca inúmeras perdas humanas no mundo.

Sílvia Lutucuta informou que os vacinados com a Astrazeneca têm até ao dia 10 deste mês para a toma da segunda dose, findo o qual correm o risco de ficar apenas com uma dose.

A ministra, que reiterou a eficácia, segurança e a importância da vacinação, adiantou que só com as duas doses os cidadãos poderão ver reforçado o sistema imunológico contra a Covid-19.

O país conta com vacinas da Sputnik V, Astrazeneca,  Sinopharma e da  Pfizer.

Até às 19 horas desta sexta-feira, autoridades angolanas anunciaram a vacinação de um milhão 98 mil 919 pessoas desde o início do processo em Março do ano em curso.

Destes, 734.587 receberam a primeira dose e 364.332 a segunda dose.

O plano de vacinação em curso prevê imunizar cerca de 15.7 milhões de angolanos maiores de 16 anos, e reduzir a mortalidade e o número de casos de Covid-19, bem como permitir a retoma do normal funcionamento das actividades económicas e sociais.

A primeira fase abrangeu os profissionais de saúde, forças de defesa e segurança, idosos, portadores de comorbilidades e professores.

No país, os dois primeiros casos positivos de Covid-19 foram anunciados a 21 de Março de 2020.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here